Por intermédio da Superintendência Municipal de Transporte e Transito (SMTT), a Prefeitura de Aracaju deu início à execução do Plano de Recuperação das Ciclovias. O projeto irá contemplar vários corredores da cidade e o primeiro deles é o da avenida Beira Mar, zona sul da cidade, local com grande movimento de ciclistas. A iniciativa faz parte do Plano de Mobilidade Urbana de Aracaju e a satisfação é notada no semblante de quem passa pelo local.
O barman Jonas Assunção passa todos os dias pela ciclovia da Beira Mar e ficou entusiasmado com o início da recuperação da ciclovia. “Eu venho e vou todo dia para o trabalho por aqui. Tem trechos que estão bem ruins, com buracos. Com a reforma, vai melhorar muito para todo mundo que utiliza bicicleta, assim como eu. Será um alívio”, colocou.Quem também está feliz com a recuperação das ciclovias é o autônomo Felipe Albuquerque. “Vai melhorar 100%, pois como você pode ver, a ciclovia está cheia de buraco. Eu já sofri acidente e já vi gente levando queda ao tentar desviar dos buracos. Com a ciclovia em boas condições é mais fácil para transitar”, disse.
O prazo médio para conclusão dos trabalhos é de três meses. Os serviços contemplam a substituição de placas de concreto, a implantação de sinalização vertical (instalação de placas) e também horizontal (com pinturas de setas, eixos e bordas). O pintor Adauto dos Santos ficou aliviado quando viu o início da obra. “De tanto passar em buraco, a minha bicicleta acabou quebrando. Consertei essa semana. Agora, não vai mais quebrar porque a situação vai melhorar bastante”, contou.
Recuperação
As intervenções são executadas com recursos próprios da administração municipal e contemplam os corredores Beira Mar, José Carlos Silva, Presidente Tancredo Neves, Marechal Rondon e Coelho e Campos. O montante chega a R$100 mil. “Eu utilizo diariamente esta ciclovia, não só esse trecho aqui, mas outros também, inclusive para ir à universidade. Esse trabalho que está sendo feito é muito importante para quem anda de bicicleta. Como aqui é tudo perto, não demora para chegar ao local desejado, com as ciclovias cuidadas a gente anda tranquilamente”, destacou a universitária Yasmin Nascimento da Pureza.