Prefeitura inova com projeto para acompanhar gestantes e bebês nos primeiros anos de vida

Saúde
20/09/2019 17h00

Por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS, a  Prefeitura de Aracaju tem criado diversas estratégias para diminuir a mortalidade materno infantil, como o Projeto Gestante e Bebê: Vagas Sempre, a partir do qual os profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) acolhem as futuras mães, do primeiro momento da descoberta da gravidez até os dois anos do bebê.

Segundo a coordenadora da Área Programática e Estratégica (APE), que engloba os Programas de Saúde da Mulher e da Criança, Kamila Fialho, a gestão da SMS quer um acolhimento diferenciado para essas gestantes e para as crianças. “Assim que for confirmada a gravidez, através do teste rápido na unidade, os profissionais não podem perder essa mulher de vista, devendo agilizar a consulta e os exames de pré-natal”, informou.

Na unidade de saúde há várias opções para inserir o público-alvo dentro da UBS. “Trabalharemos para que as mulheres já possam ser atendidas no dia da descoberta por algum profissional como assistente social, odontólogo, médico ou enfermeiro; ter os exames de adesão já agendados e ter o acompanhamento do agente comunitário de saúde. É uma gestante nova na nossa rede e é para termos “Vagas Sempre” [daí o nome do projeto] para ela. Com este projeto objetivamos diminuir significativamente o índice de mortalidade materna e infantil na capital”, explicou a técnica do Programa Municipal de Saúde da Mulher, Maria das Graças Nunes.

De acordo com os parâmetros do Ministério da Saúde, a mulher deve ter, no mínimo, sete consultas durante o período gestacional, mas a gestão municipal quer garantir muito mais que isso. “Queremos a assistência completa a essa mulher durante a gestação e, após o parto, o acompanhamento completo dessa criança até os dois anos de idade, no mínimo”, enfatizou a técnica de Saúde da Mulher.

ConVIDA Gestante

O lançamento do projeto ocorreu esta semana, no auditório da SMS, para os gerentes das Unidades Básicas de Saúde, e a primeira ação, intitulada ConVIDA Gestante, acontecerá neste sábado, dia 21, na UBS Celso Daniel, no bairro Santa Maria.

A ação será voltada às mulheres grávidas, com a participação ativa dos seus parceiros,  e serão ofertados diversos serviços como consultas de pré-natal, testes de gravidez, vacinação para gestantes e testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C.