Prefeitura treina servidores municipais para trabalhar com sistemas de Gestão Pública

Planejamento e Orçamento
27/08/2019 16h41

A Prefeitura de Aracaju iniciou, nesta terça-feira, 27, mais um treinamento sobre Sistema de Gestão Pública e de Prestação de Contas, cujo objetivo é apresentar aos servidores do Executivo Municipal a funcionalidade das ferramentas, além das atualizações que foram realizadas ao longo dos últimos anos. A ação é promovida pela Coordenação de Controle e Gestão de Sistemas da Secretaria Municipal da Fazenda (Cogesis/Semfaz), em parceria com a Escola de Governo e Administração Pública (Esgap), local de realização da capacitação.

Distribuído em três módulos (Sistema de Contabilidade, Sistema de Compras e Sistema de Acompanhamento de Gestão de Recursos da Sociedade - SAGRES), o treinamento abordará, durante três dias,  assuntos como cotas orçamentárias, controle no sistema de contabilidade, receita arrecadada, empenho e pagamento, entre outros.
 
Responsável por transmitir o conhecimento aos servidores, o coordenador da Cogesis/Semfaz, Marcos Dias, afirmou que a ação é necessária devido às recentes mudanças na estrutura da Gestão Municipal e  que, anualmente, a Secretaria da Fazenda, por meio da Cogesis, realiza dois treinamentos nessa temática, sendo o primeiro no início do ano e o segundo em meados do mês de novembro.
 
"A proposta é capacitar os gestores administrativos e financeiros das secretarias para que executem o orçamento do exercício, de forma correta. Ocorre que algumas pastas do Executivo passaram por reformas administrativas e, consequentemente, ganharam novos servidores. E foi por isso que optamos por fazer um treinamento intermediário", explicou Marcos Dias.

O coordenador da Cogesis também acrescentou que, "dessa forma, esses novos servidores adquirem o conhecimento da funcionalidade e de toda a sistemática dessas ferramentas de gestão e prestação de contas passando, assim, a atender aos dispositivos das legislações vigentes", pontuou, enfatizando que a edição de novembro servirá para apresentar as mudanças que a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) realiza para que os entes federativos executem no ano seguinte.

"O treinamento final também serve para a gente mostrar quais as melhorias que a Semfaz realiza durante todo o ano nos sistemas, objetivando facilitar a vida dos usuários, integrar os cidadãos e, além disso, obter resultados e informações consolidadas na administração pública, o que facilita a gerência e a adoção de providências para a redução de custos, dar mais agilidade na execução dos procedimentos e na aquisição de material, melhorando o fluxo decorrente da receita e despesa do município", concluiu.