Representantes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reuniram-se nesta quinta-feira, 29, com consultores técnicos da Coordenadoria Geral de Vigilância das Arboviroses do Ministério da Saúde, que vieram à Capital sergipana conhecer o trabalho que a Prefeitura de Aracaju desenvolve para o controle do Aedes aegypti.
Os consultores José Braz, Priscila Leal Leite e Juliana Ross debateram com os técnicos de vigilância em Saúde de Aracaju o plano de intensificação do combate ao vetor que transmite a dengue.
A secretária Waneska Barboza afirma que todas as dúvidas do governo federal sobre o andamento das ações no município foram sanadas. “Apresentamos em detalhe o cenário de combate ao Aedes aegypti em Aracaju, que está com médio risco de infestação do mosquito. Mostramos as estratégias implementadas para o controle do vetor, como o seu monitoramento, e o plano de intensificação desenvolvido pela Prefeitura”, explicou.
Visitas
De acordo com a diretora de Vigilância e Atenção à Saúde, Taise Cavalcante, que essa visita faz parte de uma agenda dos representantes federais em diversos estados do Nordeste, uma vez que foi detectada uma mudança d da doença.
“Este ano, o perfil de transmissão deixou de ser no período fevereiro/março e a curva de pessoas adoecidas passou a aumentar em julho. Explicamos e ajustamos as nossas ações, e a atuação da Prefeitura foi bastante elogiada pelos consultores, que evidenciaram que já há alguns resultados positivos oriundos dessa mobilização”, esclareceu.