Prefeitura de Aracaju intensifica ações de combate ao Aedes aegypiti em condomínios

Agência Aracaju de Notícias
30/08/2019 09h30
Início > Notícias > Prefeitura de Aracaju intensifica ações de combate ao Aedes aegypiti em condomínios

Nada passa despercebido aos olhos dos agentes de combate às endemias da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Eles observam as áreas externas e internas dos imóveis. A inspeção é minuciosa e integra o Plano de Intensificação das Ações de Combate ao Aedes aegypti, desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju. O objetivo é evitar epidemias e óbitos em decorrência das doenças transmitidas pelo mosquito: dengue, zika e chikungunya. A ação de rotina é realizada em toda a cidade.
 
De acordo com a supervisora da SMS, Edjeane Scarlet Figueiredo Gomes, a ação é feita, também, em condomínios, sendo, nestes locais, mais educativa. “Nos condomínios, geralmente, não têm lavanderia que é onde a gente encontra mais o foco do mosquito. Agora, a gente encontra outros recipientes que podem servir como criadouro, a exemplo da plantinha com água e do suporte que fica atrás da geladeira. O trabalho feito nos condomínios é mais no sentido de orientar os condôminos para que cuidem de suas residências, da parte interna e externa também”, explicou. 
 
Na inspeção externa, são observados os banheiros da área de lazer, a bomba da piscina, ralos fluviais e as plantas com água.  O auxiliar contábil, Jairo Fonseca Medeiros, mora em Aracaju há apenas sete meses e ficou impressionado com o trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju. “A gente percebe que a gestão atua bastante no sentido de combater o mosquito. Aqui mesmo no condomínio onde moro, já é a terceira vez que a equipe faz a visita. Isso traz certa tranquilidade para nós”, afirmou. 
 
A dona de casa, Meirevandra Soares, faz questão de abrir a porta para o agente de combate às endemias. Ela reconhece a importância da inspeção. “De tempo em tempo, a gente sabe que o mosquito se prolifera, por isso temos que contribuir. Abrir a porta para o agente é o mínimo que a gente pode fazer. Esse é um trabalho de todos. Nós temos que contribuir. Eles estão sempre aqui no condomínio para orientar nós moradores”, contou. 

Visitas
 
Segundo o coordenador do Programa Municipal de Controle do Aedes aegypti, Jeferson Joaquim Santana, as visitas em condomínios são contabilizadas junto às de rotina. “O cuidado dos agentes de endemias é o mesmo. Estamos sempre atentos às situações. Dentro dos imóveis localizados em condomínios, o risco de foco é quase nulo. O problema mesmo é nas áreas comuns, por isso precisamos retornar aos locais para fazer a inspeção, assim como fazemos nas casas situadas fora de condomínios”, destacou. 
 
Para a supervisora da Primeira Região, Edjeane Scarlet, o trabalho da Secretaria Municipal da Saúde só tem êxito com a colaboração dos moradores. Por isso, é importante deixar o agente de endemias inspecionar o imóvel. “Assim como casas situadas fora de condomínios, há uma resistência por parte de alguns moradores dentro dos mesmos. A gente tenta retornar aos locais onde não fomos recebidos para mostrar a importância do nosso trabalho. Mesmo não encontrando foco em apartamento, existe o risco, pois o mosquito está voando. Portanto, a gente precisa conscientizar a população, independentemente do ambiente”, explicou.