Com o objetivo de proporcionar orientações aos cirurgiões-dentitas e auxiliares na realização de atendimento em casos de intercorrências médicas, durante e após procedimentos odontológicos, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promoveu nesta sexta-feira, 30, uma capacitação para profissionais no auditório da SMS.
Segundo a coordenadora do programa de Saúde Bucal, Iucema Santana, é fundamental que os profissionais saibam como devem agir em procedimentos emergenciais, como princípios de salvamento e manutenção da vida.
"A valorização do profissional é um ponto vital na qualidade do atendimento. Estamos atualizando os servidores, pois embora não sejam comuns tais situações, elas podem acontecer na prática odontológica do dia a dia nas Unidades Básicas de Saúde, nas Urgências Odontológicas e também em atendimentos domiciliares”, explicou.
O cirurgião-buco-maxilo Bruno Torres, ministrante da palestra de capacitação, afirma que o profissional deve estar atualizado e ciente dos riscos que seus pacientes têm de desenvolver alterações sistêmicas durante o atendimento, devido a quadros pré existentes, como gestação, pessoas com hipertensão, diabetes, coagulopatias, renais crônicos, e condições emergências.
"Portanto, é importante desenvolver a aptidão para realizar com segurança o suporte básico de vida, por meio de primeiros socorros, garantindo a ventilação pulmonar e a circulação sanguínea do paciente até que o mesmo receba o socorro médico necessário”, relatou.
Participantes
De acordo com a coordenadora do Centro de Especialidade Odontológica (CEO), Fernanda Albuquerque Cabral, esse foi um momento de enriquecer o conhecimento. "É extremamente válida esta atualização. Por estarmos tão focados na rotina do nosso trabalho é que precisamos adquirir novos conhecimentos, ou mesmo rememorar o que aprendemos na faculdade. Assim, poderemos não apenas cuidar, mas também orientar os nossos pacientes", reconheceu.
Para o odontólogo da UBS Joaldo Barboza, Felipe Augusto Menezes, a capacitação é sempre importante. "Os profissionais devem estar preparados para todos os episódios que possam vir a acontecer durante a atuação clínica e devem ser estes, assumidos prontamente, enquanto aguarda o socorro imediato” disse.