Prefeitura oferta às usuárias do SUS Aracaju exames de adesão ao pré-natal

Saúde
30/08/2019 18h41

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), oferta nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) os exames de adesão ao pré-natal dentro do Projeto Mamãe Coruja, que acolhe e acompanha as gestantes. Nesta sexta-feira, 30, houve a coleta dos exames na UBS Oswaldo de Souza (bairro Getúlio Vargas).

Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Saúde da Mulher, a enfermeira Cristiani Ludmila Borges, o atendimento às gestantes, em Aracaju, segue os critérios do Ministério da Saúde para um adequado acompanhamento de pré-natal.  “Logo que é diagnosticada a gravidez é importante que o pré-natal seja iniciado o mais rápido possível e para tal, temos o acompanhamento de gestantes nas 45 UBS. Através do Projeto Mamãe Coruja e com o objetivo de facilitar o acesso das mulheres ofertamos, a cada 15 dias, os exames laboratoriais na própria unidade, onde realizam o acompanhamento de consultas”, explicou.

O laboratório de análises clínicas fica no Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar ) Siqueira Campos. “Antes as gestantes precisavam se deslocar para lá, mas a Prefeitura, há um certo tempo, resolveu otimizar e os técnicos do laboratório vão até as UBS para coletar. E o acompanhamento é todo feito aqui na unidade”, esclareceu a gerente da UBS Oswaldo de Souza, Denise da Costa Soares.

A gestante de quatro meses do primeiro filho, Jane Ellen Ferreira Vicente, 22, chegou logo que a UBS abriu em jejum para esperar os técnicos do laboratório. “Eu me mudei há pouco tempo para este bairro e segunda-feira passada fiz a minha primeira consulta do pré-natal aqui e já me orientaram e encaminharam para fazer estes exames. Gostei muito da atenção porque é a minha primeira gravidez e me sentia insegura, mas com o acolhimento aqui começa a diminuir a minha ansiedade”, relatou.

Exames

A coordenadora informa que os exames de laboratório devem ser realizados pelo menos uma vez em cada um dos três trimestres da gestação. O pré-natal é realizado, no mínimo, uma vez ao mês com a equipe multidisciplinar composta por agentes comunitários de saúde (ACS), médicos, enfermeiros, assistentes sociais, odontólogos e outros.

Inicialmente, são realizados 15 tipos de exames para diagnóstico de patologias como sífilis, HIV, anemia, diabetes e infecção urinária. “Estes agravos podem ser tratados e/ou monitorados para garantir a saúde da gestante e também do bebê. Como, por exemplo, hemograma completo, sumário de urina, urocultura, glicemia de jejum, sífilis, HIV e outros, os quais são repetidos no meio e no final da gestação, e se necessário também podem ser feitos em qualquer período da gestação”, informou Cristiani Ludmila.