Desde 2018, a Prefeitura de Aracaju, por meio dos Programas Saúde na Escola (PSE) e IST/Aids da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promove oficinas de sexualidade para profissionais de saúde, professores e estudantes. Nesta quarta-feira, 4, a atividade foi realizada para alunos do 8º ano do Ensino Fundamental do Centro de Excelência Vitória de Santa Maria.
“É uma escola bem receptiva e que os alunos têm muitas dúvidas. Então, durante a oficina é o momento de esclarecer, de falar sobre temas importantes como orientação sexual, identidade de gênero, assédio sexual, prevenção de gravidez e de infecções sexualmente transmissíveis (IST). Estes são temas muito próprios para a idade deles que estão na faixa etária entre 13 e 15 anos. Essa é uma fase muito cheia de dúvidas e foi muito bom fazer parte dessa orientação”, explicou a psicóloga Aline Rabelo.
A aluna Ane Gabriele das Neves, de 13 anos, elogiou a ação do município e reconheceu a importância do projeto. “Eu tinha muitas dúvidas e a técnica da Secretaria Municipal da Saúde explicou tão direitinho que entendi tudo. Apesar de termos muitas informações disponíveis, às vezes não compreendemos algumas coisas, mas ela utilizou uma linguagem simples, que todos nós entendemos, gostei muito”, destacou.
A ação teve a parceria dos professores do Centro de Excelência e de estudantes do 6º período de Psicologia da Faculdade Pio Décimo, que fazem estágio básico na escola. “É uma ação maravilhosa, que acaba tirando as dúvidas dos adolescentes e as nossas também, gostei muito de participar”, frisou a estagiária Mirele Vasconcelos.
Há cerca de um ano, as técnicas do PSE e do Programa Municipal de IST/Aids, Aline Guimarães e Aline Rabelo, respectivamente, fazem oficinas de capacitação e qualificação dos profissionais da Saúde, da Educação e da Assistência Social sobre o tema da sexualidade para depois conversar com os adolescentes e estudantes que se utilizam da rede pública estadual e municipal, como as escolas e os Centros de Referência da Assistência Social (Cras).