Além dos mutirões semanais promovidos pela Prefeitura de Aracaju, a partir do Plano de Combate ao Aedes aegypti, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) continua executando uma série de ações de prevenção à proliferação do mosquito. Uma destas, realizada em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), aconteceu nesta segunda-feira, 9, no bairro Lamarão, zona Norte da capital.
No local, cerca de 11 trabalhadores, contando com o auxílio de um caminhão caçamba e uma caixa coletora com capacidade de 30m³, realizaram a intervenção em uma residência abandonada na Rua 21. De dentro, foram retirados diversos tipos de resíduos, dentre os quais eletrodomésticos, copos descartáveis, garrafas, assim como outros tipos de recipientes que podem servir para a proliferação do mosquito.
De acordo com a Diretoria de Operações, as demandas são repassadas à empresa municipal pela SMS, a qual as recebem através de seu serviço de disque denúncia. “Trabalhamos juntos para garantir que o planejamento de combate ao Aedes seja efetivado. Por isso, nossos agentes atuam em terrenos e residências abandonadas onde é identificado um grande acúmulo de lixoo”, explicou o diretor Bruno Moraes.
Ainda de acordo com ele, outras intervenções realizadas através do cronograma regular da Emsurb também integram-se a este combate, a exemplo da limpeza do um terreno na Rua Ribeirópolis, no bairro Suíssa, feita na última sexta-feira (6).
Marlene dos Santos, que reside há alguns metros de onde os agentes atuaram neste dia, mostrou satisfação ao vê o trabalho dos agentes. “Ficamos revoltados porque precisou que a Prefeitura viesse para resolver um problema que não deveria ter sido criado. Cuidar para não haver acúmulo de lixo e focos do mosquito da dengue é de obrigação de todos”, ressaltou a dona de casa.
De olhos atentos aos trabalhos que eram feitos, Josefa Santos Silva contou que as ações da gestão municipal na região tem sido constantes. “Por aqui, sempre presenciamos o pessoal varrendo, recolhendo lixo e fazendo a capinação. Isso prova que a Prefeitura tem se empenhado em melhorar a limpeza do nosso bairro. Não vejo motivos para jogarem lixo onde quer que seja”, disse ela enquanto referia-se também ao serviço de coleta domiciliar que é feito na zona Norte às segundas, quartas e sextas-feiras.