Prefeitura capacita profissionais da Saúde de Aracaju sobre câncer infantil

Saúde
09/09/2019 16h55

Por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a Prefeitura de Aracaju firmou uma parceria com o Grupo de Apoio à Criança com Câncer (Gacc) para capacitar os profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) sobre o diagnóstico precoce do câncer infantil, através do projeto Estrela Guia. A capacitação ocorreu nesta segunda-feira, 9, para os servidores da 7ª Região de Saúde, que contemplam os bairros da Zona Norte da capital.

A Atenção Básica da Secretaria Municipal da Saúde é dividida em oito regiões de Saúde e, desde março, os profissionais das equipes de Saúde da Família vêm sendo atualizados para identificação precoce do câncer infantil. “É uma ação do Gacc com a SMS para orientar as equipes para avaliar e intervir os sinais sugestivos do câncer infantil. Os profissionais das demais Regiões de Saúde já foram capacitados e no próximo mês vamos finalizar esta etapa”, explicou a técnica do Programa Saúde da Criança, Adolescente e Jovem, Ana Elisabete dos Santos Silva.

A oncologista pediátrica do Gaac, Tatiana Pavione, fez uma apresentação sobre o câncer infantil, os sinais, sintomas e os tipos de câncer mais comuns nas crianças, como a leucemia, que é o câncer mais prevalente na infância; os tumores do sistema nervoso central; os linfomas; os tumores ósseos e abdominais.

O projeto Estrela Guia do Gaac objetiva contribuir para a atenção na identificação precoce do câncer infantojuvenil. “Tem o intuito educacional com o aprimoramento das informações através da capacitação dos profissionais de saúde e a identificação precoce dos sinais e sintomas do câncer infantojuvenil”, explicou a funcionária do Gaac, Noélia de Jesus.

Sinais e sintomas

Caroços no pescoço, nas axilas e na virilha, dores persistentes nas pernas, manchas arroxeadas na pele como hematomas, dores de cabeça pela manhã e vômito, dor nos ossos, febre constante e emagrecimento repentino são alguns alertas que podem sugerir como sintomas de um câncer na criança ou no adolescente. Na apresentação de quaisquer desses casos, os profissionais podem considerar como indicativo para a necessidade de um exame especializado.

"Os profissionais devem estar atentos, pois o câncer na infância tem até 70% de chances de cura se for descoberto precocemente. O tempo é fundamental, pois aumenta as chances de cura, diminui as sequelas e melhora a sobrevida", enfatizou médica oncologista Tatiane Pavione.

Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores, que podem se espalhar para outras regiões do corpo. Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo.