A Prefeitura de Aracaju realizou nesta terça-feira, 10, mais um encontro mensal do Grupo Coração Sadio, da Unidade Básica de Saúde (UBS) Geraldo Magela, localizada no bairro São Conrado, cujo tema abordado foi a importância da prevenção de doenças.
As reuniões do Grupo, que é formado de hipertensos atendidos na UBS, acontecem uma vez por mês e sempre abordam temáticas diversas, com a participação de profissionais da UBS e do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf) da 2ª Região de Saúde, além de convidados.
“Vemos a necessidade do grupo e convidamos as pessoas para ministrar palestras educativas. Hoje convidamos o médico Valter Andrade para falar sobre Educação e Saúde com foco na prevenção; o supervisor de endemias Jackson Silva para orientar como deve ser o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya; e também o fisioterapeuta do Nasf 2, Amaro Araújo, que fez uma atividade de alongamento com os participantes”, explicou a enfermeira responsável pelo grupo, Tânia Santana.
Estímulo
O grupo é formado por cerca de 30 pessoas diagnosticadas com hipertensão arterial, e também traz para o debate outros problemas de saúde. Nesta edição, como o tema da prevenção, a reunião contou com apoio do Programa de IST/Aids, que disponibilizou o Previna Móvel para realização de testes rápidos de HIV, sífilis e Hepatites B e C.
“As UBS vêm realizando diariamente diversas ações de Promoção à Saúde e nesse momento é muito relevante a oferta dos testes rápidos como estratégia de diagnóstico precoce. Com o Previna Móvel se consegue dar maior visibilidade de acesso aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Somente nesta ação realizamos 160 exames”, disse a coordenadora do Programa Municipal de IST/Aids da SMS, Débora Oliveira, ao destacar a importância de ir até às unidades de saúde para estimular a prevenção de doenças.
“O nome do grupo é bastante sugestivo “Coração Sadio” que é exatamente para estimular as pessoas a fazerem as suas consultas, os seus exames e manter a saúde em dia e o coração saudável”, frisou o médico Valter Andrade.
Importância
Integrante do grupo, Valdinete dos Anjos Rollemberg, de 66 anos, considera a iniciativa fundamental para a melhoria dos problemas de saúde que possui. “Eu sou hipertensa e diabética e participo deste grupo e de outros daqui da UBS, como também do Programa Academia da Cidade aqui no bairro. Tudo isso, aliado às consultas e medicamentos que tomo, tenho melhorado muito. Sinto outra disposição”, frisou.
A atividade contou com a participação dos agentes comunitários de saúde e dos estudantes do 2º e 4º períodos de Medicina da Universidade Tiradentes (Unit).