Prefeitura oferta educação em saúde para mulheres do São Conrado

Saúde
11/09/2019 15h53

Com o objetivo de promover a saúde das usuárias da Unidade Básica de Saúde (UBS) Geraldo Magela, no bairro São Conrado, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), criou o Grupo Superação – Arte é Vida, que utiliza o artesanato como forma de educação em saúde.

Nesta quarta-feira, 11, houve mais uma reunião do grupo, que é formado por cerca de 20 mulheres que se reúnem quinzenalmente no salão de festas da Igreja Batista do conjunto Orlando Dantas.

“Algumas mulheres iam à UBS tristes, com problemas pessoais que causavam problemas na saúde delas. Então uma equipe se reuniu e resolveu criar este grupo, em agosto de 2015, como forma de terapia ocupacional através de oficinas de artesanato, mas, ao longo do tempo, percebemos que era um espaço excelente pra a promoção da saúde integral das usuárias", afirma a enfermeira da UBS responsável pelo grupo, Miriam Leite, ao explicar os motivos que reúnem as mulheres no grupo e agradecer a parceria da Igreja Batista do Orlando Dantas que apoia nas ações do grupo.

Temas abordados

Ainda segundo Miriam, a cada encontro é escolhido um tema diferente para o debate, com o intuito de melhorar a autoestima, a socialização, a prevenção de doenças e o autoconhecimento para superar as dificuldades do cotidiano.

“Intensificamos os trabalhos artesanais como terapia, a partir da troca de saberes entre as integrantes do grupo. Mas ofertamos outras atividades, como oficinas de fitoterapia, com o aprendizado do uso das plantas medicinais, de reciclagem, alimentação saudável, práticas corporais e trabalhamos a espiritualidade também como a meditação. Hoje estamos fazendo um bonequinho marca texto, com roupas e tudo”, completou Miriam.

A ação teve a participação das estudantes do 10º período do curso de Enfermagem, os quais fizeram testes de glicemia e verificação de pressão arterial. Integrante do grupo, Ângela Maria Linhares de Oliveira ressalta a importância da participar de tais atividades, desde o ano de 2015, quando precisou de ajuda psicológica.

“Quando este grupo foi criado eu fui convidada e comecei a participar, fui uma das fundadoras e melhorei muito aqui, antes eu só chorava, hoje assisto as palestras, faço artesanato e sou uma pessoa feliz, deixei até de tomar tantos medicamentos. É maravilhoso estar aqui, não perco um encontro”, ressaltou.

Grupos da UBS

Atualmente, a UBS Geraldo Magela, além do Superação, conta com os grupos 'Viver Bem', que atua na promoção da saúde a partir da Academia da Cidade; o 'Coração Sadio', para as pessoas que vivem com hipertensão arterial; o 'Adoçando a Vida', que atende pessoas que vivem com diabetes, e o 'Cantinho das Gestantes', que promove atividades durante o pré-natal das mulheres assistidas.

O Núcleo Ampliado de Saúde da Família da 2ª Região de Saúde de Aracaju (Nasf 2) gerencia mais cinco grupos na UBS Geraldo Magela: o 'Sensibilizando o ambiente', voltado aos próprios funcionários com o intuito de melhorar a integração entre eles; o 'Mexa-se' e o 'Zumba', que promovem atividades físicas; o 'Qualidade de Vida', que acompanha os profissionais do Programa da Academia da Cidade, e o 'Trabalhando a mente', que atua para a melhoria das funções cognitivos dos idosos.