Durante todo o ano, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promove acolhimento, orientação e atividades lúdicas como forma de combater a depressão e o suicídio. Durante a campanha do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, o município tem reforçado essas ações em algumas unidades, como no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Jael Patrício.
Segundo a coordenadora Laís Almeida, as equipes que atuam no Jael, assim como as dos demais Caps, estão sempre preparadas para receber os usuários. "Fazemos capacitações constantes dos nossos profissionais para promover a melhoria dos atendimentos. Dessa forma, eles conseguem reconhecer algumas situações mais facilmente, atuando com mais eficácia na prevenção à vida, através da socialização”, explicou.
Entre as ações de ressocialização estão sendo realizados no Caps Jael jogos cooperativos, com o objetivo de promover a integração dos participantes. Ao final de cada atividade, é realizado um debate de reflexão sobre a importância da união da família e motivação para vida dos usuários.
Para a usuária do Caps, Larissa Reis, essas ações são muito importantes e incentivam a celebração da vida. “Aqui nós expressamos o que estamos sentindo. O Caps tem feito muito bem para a minha vida, aqui distraio a minha cabeça e me sinto útil e feliz”, afirmou.
Programação
Ainda durante este mês o Caps Jael realizará no dia 18, às 14h, uma ação sobre Saúde Mental; dia 19, às 8h30, uma atividade com o grupo de famílias, com práticas de cuidado para familiares e cuidadores, e no dia 30, atividades alusivas ao encerramento do Setembro Amarelo.