Defesa Civil de Aracaju apresenta Mapa de Inundações do Jabotiana

Agência Aracaju de Notícias
12/09/2019 23h00
Início > Noticias > 83123

Nesta quinta-feira, 12, durante a reunião mensal do Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec) do bairro Jabotiana, a equipe da Secretaria Municipal de Defesa Social e Cidadania (Semdec), por meio da Defesa Civil, apresentou o Mapa de Inundações do bairro, um documento que reúne as áreas de risco do local a fim de direcionar com mais precisão as ações de prevenção e controle delas.
 
“O Mapa foi elaborado pelo Núcleo de Geologia da Defesa Civil e reúne todas as áreas que foram impactadas pelo transbordamento do rio Poxim nas últimas chuvas, inclusive as áreas que até então não tinham tido histórico de inundação”, explica o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado. 
 
Durante a reunião, o Mapa foi apresentado aos moradores, que puderam acrescentar informações sobre as áreas. “O objetivo é o de ter um documento com informações fiéis, por isso, eles podem acrescentar áreas ao Mapa, já que têm conhecimento mais complexo sobre a localidade”, ressalta o major.

O levantamento vai auxiliar o órgão a identificar, por exemplo, quantos imóveis sofrem com o problema, qual a perspectiva de pessoas e áreas que sofrem com inundações. “E, a partir delas, poderemos implementar algumas ações”, esclarece o coordenador da Defesa Civil. 
 
Uma dessas ações é a instalação dos alarmes de inundação, que serão implementados inicialmente no Largo da Aparecida, região do Jabotiana que mais sofreu com as inundações nas chuvas de julho. “Se houver a perspectiva de inundar, o alarme vai tocar. Ele funciona automaticamente, a partir de uma boia”, explica.
 
Quando o nível do rio atingir o limite e houver, portanto, a probabilidade de inundação, o alarme vai soar, possibilitando que as pessoas possam ter tempo para tomar as devidas providências. “Com isso, serão evitadas perdas materiais e, principalmente, riscos à vida”, ressalta o major.
 
Dessa forma, a Defesa Civil Municipal poderá, também, preparar melhor a sua logística de atuação. “Ter essas informações vai ajudar a gestão a estar melhor preparada, com número suficiente de colchões, refeições e alojamentos, por exemplo, como o prefeito Edvaldo Nogueira vem cobrando. O Mapa vai fazer com que a gestão de Aracaju possa responder e resistir melhor a essas situações”, assegura o major Sílvio Prado.