Prefeitura promove terapia comunitária no bairro Santa Maria

Saúde
13/09/2019 13h16
Início > Noticias > 83130

Na manhã desta sexta-feira, 13, a Prefeitura de Aracaju promoveu a “Roda de Terapia Comunitária Integrativa: Falar é a melhor solução” na sala de espera da Unidade Básica de Saúde (UBS) Osvaldo Leite, do bairro Santa Maria. A ação, desenvolvida pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), foi alusiva ao Setembro Amarelo, mês de prevenção do suicídio.

A enfermeira da UBS, Ana Paula Brito, explicou que este é o início de uma sequência de encontros que os usuários terão sobre Roda de Terapia. “Pela demanda do dia a dia, pela problemática que vivemos no nosso cotidiano de correria e estresse ou por diversos outros motivos, não temos um momento de parar um pouco para refletir sobre os nossos problemas. Então, esta proposta da Roda é para compartilhar as angústias pessoais com outras pessoas, porque o problema para mim, pode ser a solução para outros” explicou.

O terapeuta comunitário, Renê Moura, foi convidado para ministrar a Roda e debateu sobre a importância do evento. A terapia comunitária é um espaço de fala, é um momento onde a comunidade debate das suas inquietações. Dentro da metodologia da roda, as pessoas trazem as soluções a partir das experiências pessoais. É um momento de troca de experiências dividido em três etapas: o acolhimento, o desenvolvimento e a conclusão”, informou.

Renê  acrescenta que a terapia comunitária é uma metodologia cearense que está em desenvolvimento há 30 anos. “E há 10 anos, em 2009, o Ministério da Saúde fez um convênio com o movimento de saúde mental do Ceará para formação de profissionais em todo o Brasil, inclusive em Sergipe. À época, o estado ainda não possuía polo formador, mas como recentemente conseguimos implantar um, esperamos aumentar esse tipo de terapia em nosso território”, esclareceu.