Em concurso de criatividade da Prefeitura, mulheres conquistam os três primeiros lugares

Agência Aracaju de Notícias
17/09/2019 16h00

Foram conhecidos na segunda-feira (16) os três projetos vencedores do I Concurso de Criatividade e Inovação na Gestão Pública, todos eles elaborados por mulheres. Iniciativa inédita da Prefeitura de Aracaju, o certame selecionou 36 projetos inscritos por servidores do quadro administrativo do governo municipal.

Guardiã Aracelly Matos, da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), conquistou o primeiro lugar com o projeto “Serious Game Anjos Azuis”. Em segundo lugar, ficou o projeto “Clube do Leitor: Pequenos Sonhadores”, elaborado pela gerente de Proteção Integral à Família, Vanessa Côrtes, e pela educadora social Andressa Melo, ambas da Secretaria Municipal da Assistência Social. O terceiro lugar foi conquistado pelo projeto “Casa Legal, Papel na Mão”, inscritos pelas servidoras Mariana Albuquerque, Dawane Santana e Lucinda Alves, da Secretaria Municipal do Planejamento Orçamento e Gestão (Seplog)

Como prêmio, Aracelly Matos recebeu R$3 mil da Banese Corretora,  Vanessa Côrtes e Andressa Melo foram agraciadas com um ano gratuito no Curso de Idiomas da Unit, e as autoras do projeto que conquistou o terceiro lugar, ganharam um tablet do Banco do Brasil. O concurso foi iniciado em abril, quando os servidores da Prefeitura, entre os dias 3 e 24, puderam inscrever seus projetos. Posteriormente, após análise da Comissão Avaliadora, dez foram escolhidos como finalistas.

O grande vencedor, “Serious Game Anjos Azuis", é voltado para crianças do ensino Fundamental menor, aproveitando os benefícios que a aplicação de jogos digitais promove no processo de ensino aprendizagem. “Ele atualiza para versão digital o que nós já fazemos com fantoches no programa Anjos Azuis. Eu tive a ideia de transformar esse teatro em um jogo educativo sobre preservação do patrimônio, onde eles andam pela cidade e ajudam a Guarda Municipal a identificar depredações, pichações, entre outras coisas, assim como os responsáveis. Nós fizemos o projeto piloto em uma escola no bairro Olaria, com a participação de duas pedagogas, que atestaram que o game agia como uma ferramenta de aprendizado”, explica a guardiã, Aracelly Matos.

“Clube do Leitor: Pequenos Sonhadores”, idealizado por servidoras da Assistência Social, busca, por meio da leitura, construir nos usuários dos serviços públicos uma visão crítica da sociedade, assim como acerca do papel de cada cidadão nesta estrutura. “ Nós criamos um clube de leitores dentro do Cras, de forma permanente, como forma de estimular a leitura entre os usuários. A cada dois meses nós fazemos uma premiação com aqueles que leram mais livros”, aponta a educadora social, Andressa Melo.  

E o projeto “Casa Lega, Papel na Mão” foi criado com a prerrogativa de desburocratizar o acesso à regularização fundiária urbanística, ambiental, social e jurídica de imóveis. “É uma iniciativa que pensa em acelerar os processos de regularização fundiária no município, a área que nós trabalhamos dentro da Seplog. Pensamos em criar um aplicativo onde a população pudesse fazer o acompanhamento das suas demandas sem precisar se deslocar à sede da Prefeitura. Assim como, permitisse o envio de informações, que seriam checadas posteriormente por servidores, o que reduziria muito o tempo para a conclusão do cadastro social necessário para a entregas de escrituras e outros serviços”, ressalta a servidora Mariana Albuquerque.  

O concurso foi uma forma de encontrar, dentro da gestão, respostas para as demandas da população, utilizando o capital humano já disponível e qualificado dos próprios servidores, que estão em contato cotidiano com as necessidades dos aracajuanos.  

“O mérito desse momento é que foram ideias produzidas pelos servidores com base em suas experiências pessoais e profissionais dentro da gestão, encontrando formas simples, viáveis, para melhorar tanto o processo interno de gestão, nas mais diversas áreas, como o serviço prestado aos cidadãos”, explica Bosco Rollemberg, diretor da Escola de Governo e Administração Pública (Esgap), órgão responsável pela organização do Concurso.