Prefeitura orienta moradores do Orlando Dantas sobre descarte correto de lixo

Serviços Urbanos
18/09/2019 15h44

Em parceria com uma das empresas que executam o serviço de limpeza pública da cidade, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) desenvolveu uma ação educativa, nesta quarta-feira, 18, em ruas do conjunto Orlando Dantas, no bairro São Conrado, para orientar moradores e comerciantes quanto ao descarte consciente dos resíduos sólidos.

“Acho extremamente importante esse tipo de ação, vindo de porta em porta para esclarecer melhor à população sobre os lugares corretos para jogarmos o lixo. Além disso, é gratificante ver iniciativas que envolvem os jovens enquanto multiplicadores de conhecimento a respeito da preservação do meio ambiente”, afirma a dona de casa Maria José Gonçalves, uma das moradoras do bairro contemplada por esta iniciativa.

De acordo com a supervisora das equipes de Educação Ambiental da Emsurb, Taluana Santana, a escolha das localidades a serem visitadas é realizada após um mapeamento dos pontos de descarte irregular, feito por fiscais da Empresa Municipal. “O trabalho dos educadores é direcionado para atender as necessidades identificadas em cada bairro”, explicou.

Com panfletos informativos em mãos, os jovens aprendizes percorreram as ruas da localidade visitada. Em cada parada, explicações sobre os dias e horários da coleta domiciliar no bairro e, ainda, sobre as consequências decorrentes do tratamento incorreto do lixo. Os demais serviços regulares prestados pela Emsurb também foram abordados.

A aposentada Celsa Alves aprovou a ação da Prefeitura de Aracaju que, segundo ela, promove não somente a limpeza, mas também auxilia a população a ficar mais atenta aos problemas que o descarte irregular do lixo podem causar ao meio ambiente. “É essencial que os moradores se atentem aos horários da coleta. Aqui em casa temos a consciência de separar e embalar bem o lixo, principalmente, para evitar que pequenos animais, como gatos e cachorros, rasguem as bolsas e espalhem o lixo”, comentou ela que reside há mais de 30 anos no conjunto.

Dona Marinalva Leite parabenizou a Prefeitura pela ação que a deixou informada sobre o serviço do Cata Treco. “Fiquei surpresa ao saber do programa. Todos nós temos algo sem serventia dentro de casa e que queremos nos desfazer. Bem melhor do que pagar a algum carroceiro e ele abandonar nos terrenos baldios. A Prefeitura está de parabéns pelos serviços”, disse.