Em continuidade às atividades alusivas ao Setembro Amarelo, mês de valorização da vida e de prevenção do suicídio, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, promoveu uma palestra, nesta quinta-feira, 19, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Geraldo Magela, no conjunto Orlando Dantas.
Ministrada pela psicóloga do Núcleo Ampliado de Saúde da Família da 2ª Região de Saúde (Nasf 2), Lyvia de Jesus, a palestra foi precedida de um momento de oração, conduzido pelo padre Lucas Pires, da igreja São Rafael Arcanjo, e seguida de um abraço simbólico no entorno da unidade.
A agente comunitária de saúde Lígia Maria Ribeiro, organizadora da atividade, afirma que a ideia surgiu porque três pessoas da área em que ela trabalha morreram vítimas de suicídio. “Como as famílias ainda estão em sofrimento, eu pensei em trazer palavras de conforto, pois os familiares frequentam os grupos da UBS. Então, conversei com as pessoas da unidade, que me apoiaram, para todos nós tentarmos abraçar esta dor, por isso demos um abraço simbólico na unidade”, explicou.
A gerente da UBS, Maria Aparecida Feitosa Santana, que também participou e apoiou o evento, salientou a importância da iniciativa como instrumento de prevenção do suicídio. “O bairro São Conrado é o primeiro em registro de tentativa de suicídio neste ano, então aproveitamos a ideia e fizemos um evento maior para chamar a atenção da nossa comunidade com o apoio total dos profissionais das nossas equipes de Saúde da Família. A comunidade é carente, ninguém vem aqui à toa, aqui não é shopping, a população vem aqui porque precisa de atendimento, então o nosso papel é de cuidado, prevenção e, principalmente, de acolhimento dos usuários”, enfatizou.
Usuária da UBS, Josevânia Luz dos Santos elogiou a iniciativa e falou sobre a importância de discutir esse tema. “Apesar de ser um tema triste e doloroso, é necessário que seja falado porque a palestrante falou que a cada 40 segundos alguém comete suicídio no mundo e a cada três segundos alguém atenta contra a própria vida. Isso é demais!”, alarmou-se.
Mais atividades
Além da palestra na UBS Geraldo Magela, o Nasf 2 fez, na quarta-feira (18), uma atividade relacionada ao tema na Emef José Conrado de Araújo, voltada aos professores. Nessa sexta-feira, dia 20, a ação vai acontecer na UBS Humberto Mourão, no bairro São Conrado.
“É uma palestra sobre o Setembro Amarelo e conscientização da prevenção ao suicídio, que é uma campanha mundial, em que estamos trabalhando o modo com que as pessoas consigam falar e expressar os seus sentimentos antes de executar o pior, porque é importante as pessoas falarem o que sentem. Por isso estamos indo nas unidades de saúde e escolares para ouvir a população”, esclareceu a psicóloga Lyvia.