Prefeitura promove palaestra para usuário da UBS do 17 de Março sobre valorização da vida

Saúde
20/09/2019 15h16

Em alusão ao Setembro Amarelo, mês de valorização da vida e prevenção do suicídio, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promoveu nesta sexta-feira, 20, o encontro “Café com Conversa: Falar é a melhor solução”, na sala de reuniões da Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Roberto Paixão, no bairro 17 de Março.

Os estudantes do curso de Psicologia da Unit - cogestora da Unidade, por meio de parceria público privada celebrada com a Prefeitura -, juntamente com as enfermeiras da UBS, aproveitaram o Setembro Amarelo para conversar sobre a valorização da vida dos usuários, por meio de uma palestra com o professor e psicólogo Roberto Luís Góis. A ação também contou com dinâmicas de relaxamento, massagens e música ambiente.

“Aqui na unidade existem muitos pacientes com problemas psiquiátricos e esta ação foi pensada para valorizar a vida como um todo, abordando várias questões, não apenas as relacionadas ao suicídio”, explicou a supervisora administrativa da Unit na UBS, Bruna Nascimento.

Para a enfermeira da UBS, Gabrielle Barbosa, a importância desta atividade é a conscientização dos moradores do bairro. “Hoje trabalhamos para que os usuários possam ter um olhar diferenciado com quem está próximo, porque as doenças mentais existem e às vezes são bem negligenciadas. Damos muita importância ao físico, mas deixamos a mente de lado, por isso reforçar essa detecção é essencial para o cuidado psicossocial”, informou.

Atendimentos

Após firmar parceria, a Unit passou a ofertar na UBS, sempre às segundas e sextas-feiras, atendimentos psicológicos. “É um suporte muito bom para nós, porque antes encaminhávamos todos estes pacientes pelo sistema, e agora os psicólogos atendem diretamente aqui. As agendas deles estão muito cheias e eles lidam com situações muito delicadas. Com o apoio desses psicólogos, conseguimos fechar os diagnósticos mais rapidamente, dando uma atenção melhor a este tipo de paciente”, completou a enfermeira.

A usuária da UBS, Maria Adriana Almeida, frequenta a unidade desde a inauguração, ocorrida em abril deste ano. “Eu sou muito tímida, mas com a dinâmica da massagem eu comecei a relaxar. Gostei muito da palestra, porque existem muitas pessoas depressivas e precisam de alguém para desabafar. Já fui depressiva, mas os serviços da Saúde me ajudaram muito, estou bem melhor”, disse.