Disponibilizados mensalmente devido ao Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju, os cursos e oficinas de capacitação profissional ofertados pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) têm transformando a vida de muitas pessoas. Apenas nos últimos quatro meses, foram mais de 10 mil vagas abertas, gerando mais oportunidade para aqueles que desejam se capacitar, conseguir emprego e ter novas perspectivas profissionais.
Voltados a várias áreas profissionais, os cursos e oficinas oferecidos pela Fundação abrem portas para aqueles que estão à procura de emprego. O assistente de contador, Mateus Barbosa, é um dos muitos beneficiados por esta política de qualificação da Prefeitura de Aracaju. Mateus fez uma série de cursos profissionalizantes, como o de porteiro, administração, fechaduras digitais, e destacou a importância dos mesmos.
“Eu tenho feito diversos cursos na Fundat. Eles são bem importantes porque vamos nos profissionalizando cada vez mais, aprendendo mais um pouco e eles vão nos especializando para trabalhar nas áreas que escolhemos. Antes de fazer as capacitações, eu trabalhava como motorista. Mas, quando entrei lá, não tinha uma área específica, estava aberto a possibilidades”, disse.
A partir das ações da Fundação Municipal de Formação para o trabalho, Mateus Barbosa conseguiu não só se profissionalizar, mas também o desejado emprego. “Os cursos me ajudaram a encontrar um trabalho. Hoje estou trabalhando com contabilidade e foi um emprego que surgiu através da Fundat. Para quem está a procura de emprego, eu indico, lá eles te dão oportunidades”, contou o assistente de contador, acrescentando que, mesmo trabalhando, continua fazendo capacitações.
Assim como Mateus, a estudante de Direito Priscila Ferreira buscou uma das unidades de formação para se capacitar. À procura de emprego, perdeu uma oferta de trabalho por falta de um curso de inglês em seu currículo. Mas, com os cursos gratuitos oferecidos pela Prefeitura, Priscila pôde sanar essa necessidade.
“Eu vi as oficinas e achei interessante. Tinha muita coisa para minha área, tanto no meu curso, Direito, quanto para o mercado de trabalho, que é o que estou procurando. Eu comecei com as oficinas menores, de quatro horas, e depois fui para os cursos, que são de extrema importância para quem quer entrar no mercado de trabalho. Agora estou fazendo inglês intermediário e em breve começarei informática avançada, que para mim, tanto na faculdade quanto no mercado de trabalho é de suma importância”, contou.
Priscila destacou ainda que, além da formação, os cursos proporcionam uma ótima oportunidade de conhecer pessoas e ter estímulos positivos na jornada em busca de um emprego. “Quando vamos para as oficinas e conhecemos novas pessoas, aquilo nos dá outra mente, uma nova energia, um novo gás para continuar a procura. Pela Fundat eu também aprendi algumas coisas que posso fazer enquanto estou desempregada, como coisas de empreendedorismo. Essas capacitações são algo que eu vou levar não só para o meu futuro emprego, mas para a vida toda. Educação nunca se tira”, enfatizou.
Até mesmo aqueles que já estão inseridos no mercado de trabalho buscam os cursos e oficinas da Fundat para se aperfeiçoarem. A jovem Danila Firmino, de 18 anos, começou no seu primeiro emprego, como supervisora de obras, há cerca de dois meses e encontrou nas oficinas uma maneira de agregar conhecimentos a seu currículo.
“Eu fiz algumas oficinas que me ajudaram muito porque já entrei no meu trabalho com uma base. Eu fiz uma de segurança no trabalho. Eu lido com uma equipe, e o que eu aprendi lá me ajudou muito a lidar com alguns tipos de situações. Sou supervisora de obras e cuido também da parte administrativa. Eu fiz nove oficina e foi muito importante para agregar ao meu currículo. Eu aprendi muitas coisas que eu precisava saber para trabalhar no meu atual emprego”, destacou a supervisora.