Com previsão de maré alta, Prefeitura intensifica limpeza preventiva dos canais da cidade

Serviços Urbanos
26/09/2019 15h36

Nesta quinta-feira, 26, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), intensificou os trabalhos de limpeza e desobstrução em canais que cortam as regiões mais vulneráveis da cidade e com históricos de alagamentos, a exemplo do bairro 13 de Julho e da avenida Airton Teles. A ação se dá pela aproximação destes canais com a maré que, conforme previsão, neste final de semana pode alcançar picos de até 2,4 metros.

Na região da Praia Formosa, com auxilio de uma máquina escavadeira hidráulica, a equipe realiza o aprofundamento e alargamento dos trechos assoreados na saída do canal da avenida Anísio Azevedo. Com a remoção dos bancos de areia, lixo e outros tipos de sedimentos, a passagem da água fica mais liberada, tendo, assim, uma maior vazão.

A Prefeitura vem trabalhando, preventivamente, com ações de limpeza e monitoramento em todos os canais da cidade como forma de aliviar a rede de drenagem. Neste caso da elevação da maré, a avenida Anísio Azevedo e as áreas a ela adjacentes necessitam de uma atenção maior.

“Os alagamentos na Anísio Azevedo não acontecem por conta do canal, até porque ele suporta tranquilamente esse tipo de maré, mas por conta da rede de drenagem e por ali ser uma região que está abaixo do nível do mar, o que termina impactando, negativamente, os moradores e comerciantes da localidade, a exemplo da Praça da Imprensa", explica o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas.

Além da 13 de Julho, os serviços de desobstrução também foram realizados no canal da avenida Airton Teles, no bairro Santa Antônio, onde os agentes deram sequência à ação de limpeza, utilizando o método de barragem móvel. De forma manual, foram removidos os resíduos em mais de um dos sete pontilhões que cortam o canal. Com esta ação, iniciada no final de agosto, a Emsurb objetiva evitar os alagamentos, ao aliviar a retenção das águas de outros canais interligados da zona Norte. 

Ainda segundo o presidente da Empresa, essas medidas favorecem o retorno das águas ao rio, reduzindo o tempo de acumulo das mesmas nas vias. De acordo com a Defesa Civil Municipal, os picos das marés estarão acima da média entre sexta e a próxima segunda-feira de 27 a 30. Estão previstos para a sexta-feira, dia 27 (2.2m, às 15h21); sábado, 28 (2.3m às 3h36 e 16h02); domingo, dia 29 (2.4m às 4h17 e 2.4m às 16h41); e segunda-feira, dia 30 (2.3m às 4h58 e 2.2m às 17h19).