Prefeitura discute ampliação de ações de cuidado às mulheres na Capital

Saúde
26/09/2019 16h10

A Prefeitura de Aracaju valoriza as boas ideias e incentiva que sejam disseminadas. Exemplo disso é o projeto Ciranda de Marias, que atua no acompanhamento e acolhimento das gestantes do bairro Santa Maria assistidas pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Celso Daniel.

Para estimular a implantação de projetos semelhantes em outras UBS, assistentes sociais da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) estiveram reunidos, nesta quinta-feira, 26, oportunidade em foi apresentada a nova estratégia “Gestante e Bebê: Vaga Sempre”.

Para a Coordenadora da Área Programática e Estratégica da Rede de Atenção Primária (Reap), Kamila Fialho, as assistentes sociais têm um papel estratégico nas unidades. “Que é o de identificar as vulnerabilidades, de ampliar o acesso de escuta e de um outro olhar criativo e humano de cuidados de saúde. Por isso, passamos para elas todo o projeto Ciranda de Marias e o planejamento da estratégia ‘Gestante e Bebê: Vaga Sempre’, explicando as etapas, os processos de trabalho e esclarecendo o nosso modelo de cuidar e de visualizar a gestante e o bebê até dois anos”, informou.

A assistente social da UBS Augusto César Leite, do bairro Aeroporto, Larissa Leite Brito, disse que o encontro foi bastante esclarecedor. “Foi maravilhoso e trouxe várias propostas de melhorias de atenção à saúde da mulher e da criança, além de novas perspectivas de práticas profissionais, mais criativas envolvendo as equipes das UBS e a população, para que possamos levar ao público uma melhor qualidade de atendimento e de assistência”, acrescentou.

A coordenadora da Área de Promoção e Ações Intersetoriais da Reap, Patrícia Ribeiro Rocha, aproveitou a reunião e incentivou que sejam realizadas ações voltadas para a saúde do idoso para promover a autonomia e a independência dos idosos. Também participaram da atividade a coordenadora de Serviço Social da SMS, Sindaya Belfort e as técnicas do Programa Municipal de Saúde da Mulher, Maria das Graças Nunes e Jeniffer Gomes Sobral.

Ações

Kamila Fialho explicou ainda que a atual gestão da SMS está focada na saúde materno-infantil e neste momento existem três pontos prioritários para os Programas Municipais de Saúde da Mulher e da Criança e do Adolescente. O primeiro é o “Gestante e Bebê: Vaga Sempre”, que engloba o projeto “ConVIDA Gestante”, uma ação quinzenal voltada para as gestantes dos bairros Santa Maria e Santos Dumont, sempre aos sábados.

O segundo é o projeto Mais Acesso, que é um planejamento firmado com o Ministério da Saúde voltado aos idosos, gestantes de alto de risco, pessoas LGBTQI+, crianças e adolescentes.
O terceiro é o Ciranda de Marias, um projeto multiprofissional criado ainda em 2014 em parceria com o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do bairro Santa Maria.