Edvaldo recebe estudantes que participarão de Campeonato de Robótica para falar sobre mobilidade

Agência Aracaju de Notícias
30/09/2019 21h00

O prefeito Edvaldo Nogueira recebeu, na tarde desta segunda-feira, 30, em seu gabinete, quatro alunos de uma unidade de ensino particular de Aracaju, o Coesi. Acompanhados por um professor, os estudantes apresentaram para o gestor municipal um projeto, voltado para a mobilidade urbana, que foi elaborado pela turma, de 42 alunos, e está inscrito no Campeonato Interno de Robótica do colégio.

Durante o encontro, os adolescentes expuseram as dificuldades, identificadas por eles, para a acessibilidade na cidade, especialmente para a travessia de pedestres em vias de grande fluxo, e que os motivaram a elaborar uma proposta cujo foco é a implantação de semáforos preferenciais, em Aracaju, com sonorização e identificadores em braile. O prefeito Edvaldo Nogueira ouviu atentamente ao projeto dos estudantes e o definiu como "inovador, justo e acessível". "Esses jovens nos dão um exemplo claro de que todos podem estar envolvidos com a cidade, podem colaborar para o desenvolvimento dela. Basta querer. Uma ideia maravilhosa e completamente acessível. O mundo precisa de pensamentos como este", destacou Edvaldo.

Ao responder os questionamentos dos alunos sobre as ações colocadas em prática pela administração municipal para melhorar a mobilidade em Aracaju, Edvaldo enfatizou que a proposta dos adolescentes "está completamente ligada ao Plano de Mobilidade Urbana, já em execução". "Essa ideia, de usar a tecnologia a favor da população, tem  sido uma prioridade para nós. Por isso elaboramos um plano de mobilidade atual e que se destaca como o primeiro projeto baseado na inteligência e não em grandes obras. Estamos usando a tecnologia na implantação dos semáforos inteligentes, na recuperação das principais avenidas, vamos usar a tecnologia para criar uma central de monitoramento e também para elaborar um aplicativo que informe os horários dos ônibus. Tudo isso para melhorar a fluidez do trânsito. E o projeto de vocês casa com essa ideia", reforçou.

Edvaldo convidou, ainda, os estudantes para apresentar o projeto na Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), após o campeonato. Ele salientou que a ideia dos alunos é "possível de ser aplicada na cidade". "A mobilidade é um grande desafio para as cidades, principalmente quando se trata de acessibilidade, e eu os parabenizo pela preocupação. A ideia é acessível e seria muito justo aplicá-la. Por isso os convido para, ganhando ou não, apresentar a proposta na SMTT. Uma cidade inteligente é aquela em que todos podem viver harmonicamente e esse projeto diz muito sobre isso", frisou.

Semáforos acessíveis

A proposta para a criação de semáforos acessíveis, com sonorização e identificadores em braile, idealizada pela equipe de 42 alunos, será apresentada no próximo dia 11 de outubro, no Campeonato Interno de Robótica do Coesi, como explicou o estudante Cauã Carlos. Para ele, ter o apoio do prefeito é motivo de satisfação. "Decidimos falar sobre acessibilidade. Normalmente os pedestres não tem tanta prioridade, e aqueles que têm mobilidade reduzida, às vezes, não conseguem atravessar as principais avenidas ou até mesmo as pequenas vias urbanas. Viemos apresentar a nossa solução para o prefeito, que seria implementar a inteligência nos semáforos, para que as pessoas possam atravessar com segurança, apertando um botão que emita um som e que tenha identificação para deficientes visuais. Ficamos felizes do prefeito ter gostado", frisou.

A aluna Sofia Cruz também destacou a atenção do prefeito Edvaldo com a equipe. "A gente veio apresentar um projeto que coloca o pedestre como prioridade e foi muito bacana porque o prefeito nos ouviu atentamente, além de ter sido muito atencioso", enalteceu.

De acordo com o professor de Geografia do Coesi, Rodrigo Menezes, o encontro entre os alunos e o prefeito foi agendado com a finalidade de mostrar o que vem sendo desenvolvido, pelos estudantes, na unidade de ensino, sobre a temática. "O Coesi é conhecido por ser o vencedor no Torneio Mundial de Robótica, que já aconteceu em diversos países, e todo ano é feito um torneio interno como uma forma de prospectar talentos dentro da própria escola. A cada ano um tema é escolhido e nesse foi a mobilidade urbana da cidade, como resolver problemas de mobilidade usando a tecnologia e a inovação. Cada equipe tem que criar uma solução inovadora, que sirva para que a população possa ter melhoria na mobilidade, e esta pensou na semaforização acessível. Esse encontro com o prefeito foi uma grande oportunidade para os alunos mostrarem o quão envolvidos estão com a proposta", disse.