A Prefeitura de Aracaju, por meio da Coordenação do Programa de Saúde Bucal da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promoveu mais uma capacitação para os cirurgiões-dentistas e auxiliares de saúde bucal (ASB) das Unidades Básicas de Saúde (UBS). O encontro ocorreu no auditório da SMS na tarde desta quinta-feira, 3, Dia Mundial do Dentista.
“Estamos concluindo um ciclo de palestras para a realização da 9ª Semana de Prevenção ao Câncer de Boca. Sobre o diagnóstico precoce do câncer, já fizemos sobre as lesões mais frequentes e agora estamos levando aos nossos profissionais a importância do tratamento odontológico antes do tratamento oncológico. Fizemos em duas turmas o olhar mais ampliado para as lesões porque realizamos esse trabalho durante todo o ano nas UBS”, explicou a coordenadora do Programa de Saúde Bucal da SMS, Iucema Santana.
O tema da palestra desta vez foi “A importância do Tratamento Odontológico para Pacientes Oncológicos”, ministrada pela coordenadora do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da SMS, Fernanda Cabral, contou com o apoio da técnica do Programa Municipal, Fernanda Machado. Para Fernanda Cabral, o paciente com câncer deve ser assistido de uma maneira integral e a Odontologia tem que ser inserida neste contexto.
“Existem efeitos adversos e comorbidades do tratamento relacionadas especificamente à cavidade oral e os odontólogos das UBS, mesmo que não sejam aptos a tratarem estes pacientes, vão saber acolher e orientar essas pessoas para os encaminhamentos à Atenção Especializada. Nada mais multiplicador que aplicar isto aos profissionais que estão na ponta da Saúde Bucal, pois temos um público muito grande de pacientes oncológicos que são SUS dependentes. Então temos o intuito de desmistificar estes pacientes para que o cirurgião-dentista possa acolher e tratar os problemas no âmbito ambulatorial”, explicou Fernanda.
Para o odontólogo da UBS Dr. Roberto Paixão, do bairro 17 de Março, Carlos César Barros Paixão, é essencial participar destas atualizações que a SMS oferece porque todo o conhecimento serve para agregar.
“A primeira capacitação foi sobre o aspecto geral do tratamento dos pacientes com câncer e esse é sobre o papel do cirurgião-dentista no tratamento de um paciente que já está em tratamento oncológico. Apesar de a maioria dos cânceres serem tratáveis, ainda existe o estigma de ser uma doença que pode ser fatal e nós podermos contribuir de alguma maneira, trazendo alívio e um certo conforto para o paciente e ao mesmo tempo trabalhar na reabilitação, é sempre muito bom”, enfatizou.
Semana de Prevenção do Câncer de Boca
A Semana Municipal de Prevenção do Câncer de Boca foi instituída em 8 de fevereiro de 2010, por meio da Lei Municipal 3.764/2010, e é realizada sempre na terceira semana de outubro. “Este a celebração acontecerá de 14 a 19 de outubro, no último dia o encerramento será com um evento na UBS Dr. Roberto Paixão do Bairro 17 de Março, onde serão realizados exames clínicos, escovação e orientações sobre o diagnóstico precoce do câncer de boca”, informou Iucema.
Segundo a coordenadora, nessa semana são intensificadas as ações. “Priorizamos os pacientes que chegam, independente de agendamento. Realizamos o exame e se suspeitar da lesão é encaminhado para o CEO e lá é realizada a biópsia e encaminhada ao laboratório. Se fizermos o diagnóstico precoce a chance de cura é de mais de 80%”, completou.