Prefeitura reconhece importância dos agentes comunitários e de combate às endemias

Saúde
04/10/2019 15h37

Nesta sexta-feira, 4 de outubro, é comemorado o Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde (ACS) e do Agente de Combate às Endemias (ACE). Assim, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a Prefeitura de Aracaju parabeniza estes profissionais, que são a base do Sistema Único de Saúde (SUS). Na Prefeitura existem 803 ACS e 224 ACE.

Para a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, a importância dos agentes de saúde está na convivência direta com a comunidade do território em que atuam. “Eles sabem das reais necessidades da população e trabalham a prevenção e a promoção da saúde o tempo todo, por meio de ações educativas, em conformidade com os princípios e diretrizes do SUS. Eles são essenciais para a gestão poder planejar as ações nos territórios”, enfatizou.

Homenagem

Algumas unidades básicas de saúde (UBS) celebraram este dia, como a UBS Antônio Alves do bairro Atalaia, que promoveu um café da manhã, antes de iniciar as atividades do dia, para os agentes que atuam na área.

“Juntamos os outros profissionais das três equipes de Saúde da Família da unidade e fizemos uma pequena homenagem aos nossos agentes, que são a maior categoria da UBS. Eles contribuem muito conosco porque são o elo entre a UBS e a comunidade. São eles que estão dentro da área, que vão até as casas e nos trazem as notícias dos usuários”, informou a gerente da UBS Antônio Alves, Patrícia Gonçalves de Araújo.

A agente comunitária de saúde Marilene da Ressurreição completa 18 anos de função em novembro. “Ser agente comunitário é uma graça de Deus na minha vida. Cada vez mais vejo a importância do nosso trabalho na vida das pessoas, quando levamos a sério o trabalho e amamos o que fazemos, que é o meu caso. Poder chegar na casa de uma pessoa que está passando por um momento difícil e ser um apoio para ela é muito gratificante, saio muito feliz e me alegro por trabalhar nesta área”, opinou.