Prefeitura mantém regularidade nos serviços de limpeza pública em toda a cidade

Serviços Urbanos
04/10/2019 16h45

Por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), a Prefeitura de Aracaju realiza, de forma contínua, ações de limpeza pública em todas as regiões da cidade, a exemplo dos bairros da zona Sul, como o Inácio Barbosa, São Conrado e Farolândia, que abrange dois dos maiores conjuntos habitacionais da capital: Orlando Dantas e Augusto Franco, respectivamente.

Para promover a limpeza com mais agilidade, a Emsurb tem adotado os mutirões que, mensalmente, atendem os bairros com atividades de capinação e varrição em ruas e avenidas, roçagem mecanizada nos terrenos e áreas verdes, e pintura de guias. Nos últimos meses, dentre os que receberam os serviços estão os conjuntos Orlando Dantas e Augusto Franco, loteamento Pantanal e residencial Parque dos Coqueiros.

O trabalho preventivo de limpeza e desobstrução de canais, que acontece a cada três meses, foi executado no mês de agosto no loteamento Aningas, no bairro Farolândia. Os agentes recolheram o lixo descartado irregularmente pela população dentro e na margem do canal, e também fizeram a roçagem no entorno.

As ações de paisagismo e jardinagem, que contemplam as áreas verdes e praças, também fazem parte do cronograma de ações da Diretoria de Operações para esta região. Nesta semana, na Praça Dário Ferreira Nunes, no conjunto Orlando Dantas, os agentes fizeram a capinagem, varrição e irrigação durante os trabalhos de revitalização do espaço, que contou com a confecção de novos arranjos e plantio de grama e mudas ornamentais nos canteiros.

Como forma de combater a prática irregular do descarte de entulho e materiais volumosos em locais indevidos dessas localidades, a Emsurb realiza duas vezes por semana o recolhimento deste tipo de material. Além disso, a Empresa disponibiliza, no conjunto Augusto Franco, três caixas estacionárias para entulho e três para lixo; o mesmo quantitativo está à disposição da população do Orlando Dantas. Já o Inácio Barbosa possui duas caixas, sendo uma para lixo e outra para entulho.

O serviço do Cata-treco, que possibilita à população o descarte consciente de móveis, eletrodomésticos e demais objetos sem serventia, já contemplou, neste ano, todas as comunidades destes bairros.

Para orientar moradores e comerciantes quanto ao descarte consciente dos resíduos sólidos, a Emsurb realiza, rotineiramente, nos bairros da cidade, ações de educação ambiental, como a realizada no final de setembro no conjunto Orlando Dantas, onde equipes percorreram as ruas da localidade informando à comunidade sobre os dias e horários da coleta domiciliar e, ainda, sobre as consequências decorrentes do tratamento incorreto do lixo.

A coleta domiciliar também integra a programação diária de serviços da Emsurb nestas localidades. Nesta zona da cidade, a ação acontece sempre às terças, quintas e sábados, nos períodos diurno e noturno. “Nessa gestão, a coleta do lixo passou a acontecer de forma regular”, reconhece o professor aposentado Jadilson Silva, que reside há mais de 30 anos no conjunto Orlando Dantas.

Para Mirela Rodrigues, que mora no mesmo conjunto residencial, a atuação da Prefeitura de Aracaju na limpeza dos espaços públicos tem sido visível, não só na localidade em que ela reside. “A cidade como um todo está sendo bem cuidada. Aqui no Orlando Dantas, por exemplo, eu não tenho do que reclamar, pois com frequência observo o pessoal da Emsurb trabalhando e o excelente serviço que eles fazem”, afirmou ela.

“A Prefeitura faz a parte dela, agora cabe a população colaborar mais, não jogando lixo em locais indevidos”, destacou o comerciante João Alves dos Santos, morador do conjunto Augusto Franco.