Prefeitura capacita profissionais da rede básica sobre diagnóstico precoce de câncer infantojuvenil

Saúde
07/10/2019 17h11
Início > Noticias > 83463

Nesta segunda-feira, 7, foi encerrada a capacitação dos profissionais da Rede de Atenção Primária (Reap) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) sobre o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil. Intitulada Projeto Estrela Guia, a ação é fruto da parceria entre a Prefeitura de Aracaju e o Grupo de Apoio à Criança com Câncer (Gacc).

“Agora, quando houver um caso suspeito pelo médico da região de Saúde, ele será encaminhado para a oncologista do GACC, que fará a avaliação no consultório itinerante da instituição. Se após essa avaliação a suspeita de câncer continuar, o paciente será encaminhado para fazer os exames de confirmação no Hospital de Urgências de Sergipe (Huse)”, esclareceu a coordenadora do Projeto Estrela Guia, a enfermeira Noélia de Jesus Andrade. 

O objetivo do Projeto Estrela Guia é contribuir para o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil. Desta vez, foram capacitados os servidores das Unidades Básicas de Saúde (UBS) que ficam na região dos bairros Bugio, Jardim Centenário e Soledade.

Para o enfermeiro residente de Saúde da Família da UBS Carlos Hardmam, no Soledade, Alberto Matos dos Santos, esse trabalho é muito importante para os profissionais da Atenção Básica. “O intuito é instrumentalizar o profissional de saúde que está na ponta para que ele tenha uma visão diferenciada e, com isso, a detecção precoce do câncer em crianças e adolescentes seja facilitada. Essa iniciativa com certeza pode proporcionar uma melhor sobrevida aos nossos pacientes”, frisou.