Prefeitura capacita agentes de saúde de Aracaju sobre Cadastro Único

Família e Assistência Social
08/10/2019 17h59
Início > Notícias > Prefeitura capacita agentes de saúde de Aracaju sobre Cadastro Único

Para ampliar o acesso a informações qualificadas sobre a importância e amplitude do Cadastro Único (CadÚnico), a Prefeitura de Aracaju promoveu, nesta terça-feira, 8, uma formação destinada a 45 agentes de saúde da capital sergipana para que possam atuar como multiplicadores junto à comunidade.

A capacitação, realizada pela Diretoria de Gestão Social da Habitação e Políticas de Transferência de Renda, da Secretaria Municipal da Assistência Social, objetivou, também, capacitar os profissionais que estão na ponta do atendimento junto à população para o esclarecimento de dúvidas mais frequentes em relação ao CadÚnico.

O Cadastro Único é a porta de entrada para o acesso aos programas e benefícios sociais do governo federal, como o Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Tarifa Social, e tem sido uma ferramenta muito utilizada pelos gestores de estados e municípios para a elaboração de políticas públicas voltadas à inclusão e ao desenvolvimento social.

O encontro, realizado na Unidade de Qualificação Profissional da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) no bairro Santa Maria, reuniu profissionais das unidades básicas de saúde (UBS) Celso Daniel, Elizabete Pita e Osvaldo Leite.

“Como profissional, moradora do território e usuária do CadÚnico, sinto que esse momento foi gratificante, porque as pessoas ainda confundem muito e acham que tudo se resume ao Bolsa Família, quando há, por exemplo, programas como o ID Jovem, que possibilita aos jovens de baixa renda o benefício de meia entrada em várias áreas e que muita gente não sabe como ter acesso. As pessoas acham que todo mundo tem a informação pela internet, mas precisamos lembrar que há pessoas que não têm recurso para isso e, como agentes de saúde, podemos esclarecer aqueles que precisam”, avalia Maria Eliete Santos de Jesus, agente de saúde da UBS Celso Daniel.

A formatação do curso surgiu a partir de escutas das demandas e dúvidas de usuários e profissionais das UBS da capital. Para Yolanda Oliveira, coordenadora de Políticas de Transferência de Renda da Assistência Social, o encontro reforça a necessidade de se buscar constantemente mecanismos que ampliem a disseminação de conhecimento sobre os diversos programas e benefícios que a população pode acessar.

“Entendendo que são os agentes de saúde que estão no dia a dia, no atendimento na ponta, junto aos usuários do Bolsa Família, estamos realizando esses encontros intersetoriais justamente para multiplicar a informação sobre o Cadastro Único, Bolsa Família e suas condicionalidades para aqueles que mais precisam e possibilitar, além disso, a elevação do Índice de Gestão Descentralizada do município de Aracaju”, pontuou Yolanda.

Após acompanhar as explicações da equipe da Assistência Social de Aracaju, o agente de saúde da UBS Elizabete Pita, Jadilson dos Santos, avaliou a iniciativa de forma positiva. “Tinha muita coisa que eu desconhecia. Não sabia que o Cadastro Único englobava tantos outros benefícios e programas além Bolsa Família. Muitas vezes a população busca tirar dúvidas e é muito bom podermos ter essa formação para esclarecer melhor aos usuários”.

No CadÚnico são registradas informações como características da residência, identificação pessoal, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras. Cadastrado nessa ferramenta, o cidadão pode acessar serviços como a Tarifa Social de Energia Elétrica, o pagamento de uma modalidade de contribuição ao INSS com valor reduzido e até mesmo a isenção na taxa de inscrição em concursos públicos.

“O Cadastro Único é cheio de detalhes. Eu já conhecia algumas coisas, mas não sabia de outras, assim como muitas outras pessoas aqui. Portanto, a vinda dos profissionais foi esclarecedora e nos ajudou bastante”, avaliou a agente de saúde da UBS Irmã Dulce, Maria Isabel dos Santos.