Capacitação ofertada pela Fundat proporciona transformação na vida de alunos

Formação para o Trabalho
10/10/2019 15h00

Era para ser somente um curso, com duração de um mês, ofertado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), no qual os alunos aprenderiam e vivenciariam técnicas de Massagem Modeladora.

Mas, apesar do objetivo principal do curso não deixar de ser alcançado, as aulas também proporcionaram momentos de interação social no qual os participantes compartilharam as realidades que estavam enfrentando. A capacitação aconteceu no Centro da Juventude, no bairro Farolândia, local que integra a rede de Unidades de Qualificação Profissional (UQPs) da Fundat.

Os 15 dias do curso de Massagem Modeladora foram recheados de muitas histórias. No decorrer da capacitação, houve relatos que envolviam situações familiares até problemas pessoais. O mais interessante é que todas as histórias receberam a atenção e o apoio da instrutora Jaqueline Freire e dos colegas da turma. Além disso, a qualificação serviu como motivação para as alunas seguirem em frente mesmo diante dos problemas.

O encerramento foi o momento de partilhar tudo que foi superado. “Eu estava vindo para o curso muito mal, mas hoje estou me sentindo bem melhor, mas não desisti, porque se eu não tivesse me esforçado, se mesmo doente não continuasse vindo, hoje eu estaria em casa e não teria terminado o curso”, conta Marilene Reis, uma das alunas da turma.

Da teoria para a prática

O vasto currículo profissional da instrutora da Fundat, Jaqueline Reis, foi primordial para o andamento do curso em meio às situações da vida particular dos participantes. A professora abordou muito a necessidade que uma pessoa ser auxiliada por outra para manter o foco no que deseja e onde almeja chegar.

“Eu convivi com cada um deles e percebi que podem fazer muito mais, é só desenvolver, praticar e correr atrás, cada aluno tem um potencial muito grande, cada um tem sua peculiaridade”, destaca Jaqueline. 

A sala de aula tornou-se um laboratório para práticas com macas, produtos e objetos utilizados para realizar os procedimentos aprendidos nas aulas teóricas. As diversas técnicas ensinadas pela professora foram aplicadas de aluno para aluno. Muitos deles já tinham experiência em virtude dos cursos de nível superior que cursam. Esse é o caso da estudante de Estética, Thamires Santana.

Segundo a futura esteticista, o curso deu um impulso na autoestima. Após cinco meses da separação do esposo, a aluna ainda estava abatida, mas no curso ela encontrou o alento que precisava. “O curso acrescentou ainda mais na minha área e através dele, além de conhecer ainda mais sobre a massagem modeladora, eu pude perceber o meu crescimento profissional e pessoal”, pontua Thamires.