Prefeitura reconhece trabalho de guardiãs e guardiões no Dia da Guarda Municipal

Defesa Social e Cidadania
10/10/2019 17h15

Neste 10 de outubro, quando se comemora o Dia da Guarda Municipal, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), reforça o reconhecimento aos profissionais que integram a corporação. O trabalho desempenhado, na capital, reflete o compromisso com a melhoria da qualidade de vida dos aracajuanos.

A data, instituída como Dia Nacional das Guardas Municipais, com base na Lei nº 12.066, de 29 de outubro de 2009, é também, desde o ano de 2017, Dia do Guarda Municipal de Aracaju. A ocasião possibilita o merecido reconhecimento aos homens e mulheres que atuam diariamente para a promoção da segurança e da cidadania.

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, salienta a contribuição do trabalho dos guardas municipais para a redução da criminalidade.

"Esse seres abnegados trabalham diuturnamente melhorando a segurança nas cidades. Hoje, em especial, tenho que falar da Guarda Municipal de Aracaju, que tem feito um trabalho belíssimo, ajudando a reduzir a criminalidade, tornando os terminais mais seguros e prestando um serviço de excelência à população aracajuana", destacou.

Luís Fernando parabeniza a todos que compõe a Guarda Municipal de Aracaju. "O nosso muito obrigada e profunda admiração, pelo trabalho que realizam", salientou o secretário da Defesa Social e da Cidadania.

O diretor-geral da GMA, subinspetor Fernando Mendonça, ressalta que esse é um dia muito importante, que traz reconhecimento aos homens e mulheres que trabalham para trazer mais segurança aos munícipes.

"Esses profissionais desempenham suas funções em escolas, unidades de saúde, unidades da assistência social, unidades administrativas da prefeitura, além de terminais, calçadões, parques e inúmeros outros locais. Com o advento da Lei nº 13.022, o Estatuto das Guardas Municipais, que, em 2002, trouxe a ampliação e intensificação da atuação das Guardas Municipais, houve uma modificação na forma de trabalho e isso já pode ser notada na prática. A utilização da tecnologia também vem sendo um grande diferencial, proporcionando maior eficiência ao trabalho que é desempenhado diariamente por esses profissionais", finaliza o subinspetor, ao parabenizar todos os guardas municipais de Aracaju.

GMA

A Guarda Municipal de Aracaju (GMA) foi criada pela Lei Municipal Nº 1.659, de 26 de dezembro de 1990. A instituição civil, fardada e armada, atua por meio do patrulhamento preventivo, além de ações educativas e de promoção da cidadania. Em apoio à Segurança Pública se integrada aos demais órgãos da segurança, em busca de resultados expressivos para a população.

A GMA conta com diversos grupamentos especializados entre eles a Ronda da Capital (Rondac), Grupo Tático Operacional (GTO), Ronda dos Mercados (Rondam), Grupo Especializado de Moto Patrulhamento (GEM), Ronda Escolar , Ciclo Patrulhamento e Patrulha Maria da Penha.

O sistema de videomonitoramento amplia o alcance desses profissionais, resultando em ações assertivas, contando inclusive com a operação da base móvel de videomonitoramento utilizada em loais estratégicos da capital.