Prefeitura de Aracaju conclui formação de Núcleo Técnico de Defesa Civil

Defesa Social e Cidadania
15/10/2019 17h27

Na tarde desta terça-feira, 15, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), certificou os membros do Núcleo Técnico de Defesa Civil (Nutdec), uma parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (CREA/SE). Na ocasião, estiveram presentes o secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado, e o presidente do CREA-SE, Arício Resende Silva, além dos membros do Núcleo recém formado.

De acordo com o secretário Luís Fernando, a oficialização da parceria entre os órgãos trará benefícios para os dois lados. "Para nós, é uma parceria muito importante, porque é um Núcleo de Defesa que tem um conhecimento técnico. Então, vai auxiliar a Defesa Civil em vistorias, análises e avaliações que requerem um olhar mais técnico, da mesma forma que a Defesa Civil também pode apoiar ações do CREA", ressalta.

Ainda segundo Luís Fernando Almeida, a iniciativa representa o compromisso da Prefeitura de Aracaju no aprimoramento dos serviços prestados à população aracajuana. "É uma parceria na qual nós depositamos muita esperança de sucesso, em função da especificidade dos trabalhos, tanto da Defesa Civil quanto do CREA. Para nós, da Defesa Social, é mais um avanço, dentro do que preconiza o planejamento estratégico da Prefeitura, de buscar um serviço que torne Aracaju uma cidade mais humana, inteligente e criativa", frisou.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado, o Nutdec é formado por profissionais de diversas áreas de conhecimento: engenharia civil, agronômica, química, de produção, geologia, dentre outras. Por isso, o foco do curso foi informar sobre a atuação da Defesa Civil. "O curso foi um pouco diferente dos outros núcleos de Defesa Civil, pois focamos na parte prática de Defesa Civil, já que o conhecimento técnico da área de engenharia eles já possuem", explica o coordenador.

"Nós abordamos o trabalho que a defesa civil desempenha diante das solicitações, os procedimentos que são realizados, de notificações, interdições das edificações. Esse grupo vai atuar também tanto na resposta de atendimento às ocorrências, quando as demandas estiverem altas, como também na parte de prevenção", acrescenta o major Sílvio Prado.
 
O presidente do CREA-SE, Arício Resende Silva, considera a parceria fundamental para a população aracajuana. "É uma parceria bastante importante e significativa, tanto para o CREA quanto para a Defesa Civil Municipal, e vai beneficiar a sociedade. É esse o trabalho que nós pretendemos desenvolver com essa parceria", afirma Arício.

Além disso, o presidente reforçou que o trabalho já vinha sendo desenvolvido anteriormente, destacando a importância da oficialização dessa parceria. "Na prática, já vínhamos desenvolvendo esse trabalho com vistorias, laudos periciais, questões que mais significavam de risco, até mesmo em acidentes, e, com a assinatura desse termo de parceria, nós oficializamos essa ajuda mútua, tanto no ponto de vista do CREA quanto da Defesa Civil", explicou Arício Resende Silva.