Prefeitura capacita mais de 150 agentes de combate às endemias

Saúde
16/10/2019 16h52

Comprometida com a constante melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS), a Prefeitura de Aracaju tem promovido qualificações profissionais para os servidores que atuam na Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Nesse sentido, a gestão viabilizou a 151 agentes de combates às endemias o curso de ‘Vigilância em Saúde Ambiental, com ênfase no diagnóstico ambiental das áreas das equipes de saúde da família’. Nesta quarta-feira, 16, foi realizada a entrega dos certificados de conclusão.

A secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, expressou a alegria em contribuir com a vida daqueles que decidiram participar do curso e ressaltou a importância da qualificação dos agentes na convivência direta com a comunidade do território em que atuam.

“Essa ação vem para incentivar os profissionais a executarem e alcançarem as metas acordadas, mas, principalmente, para oferecer uma melhor qualidade na assistência à saúde da população. Esta certificação vai capacitá-los a trabalhar a prevenção e a promoção da saúde o tempo todo, por meio de ações educativas, em conformidade com os princípios e diretrizes do SUS”, enfatiza.

Durante o curso, os participantes mapearam os bairros Santa Maria e Santos Dumont, totalizando 18.349 estabelecimentos. Foram 40 horas de aulas teóricas e 40 horas de prática, com a produção final de um trabalho de conclusão, que envolveu o preenchimento dos instrumentos de coleta dos dados para o diagnóstico ambiental.

Segundo a diretora de Vigilância e Atenção à Saúde (DVAS), Taise Cavalcante, este curso foi criado pensando na melhoria da qualidade técnica dos profissionais. “Os agentes que contribuem muito conosco, pois eles são o elo entre a Saúde e a comunidade. São eles que estão dentro da área, que vão até as casas e nos trazem as notícias dos usuários, e o que eles aprenderam aqui poderá fortalecer ainda mais esse elo”, relata.

Mais qualidade

Para o presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários e Endemias do Município de Aracaju (Sacema), Vinícius Ribeiro, esta entrega dos certificados é o fechamento de um ciclo importante. “Quanto mais capacitações para a categoria melhor o trabalho, e esta qualificação é um pleito antigo do sindicato. Felizmente, a secretaria vem neste mesmo sentido, de promover mais qualidade para os profissionais e para a população”, reconhece.

O momento foi de muita celebração para os participantes. Edjeane Scarlet Figueiredo participou do curso para aprimorar mais o serviço que desenvolve. “As aulas teóricas e práticas foram muito boas. Me ajudaram bastante, principalmente na forma de usar novas ferramentas no trabalho”, opina.

Para Elielson Lima, o curso serviu para facilitar mais o seu cotidiano. “Estou aqui com grande alegria para receber o certificado, agregando conhecimento e valores profissionais. Agora, com mais conhecimento, poderei atuar melhor em meu território”, reconheceu.