Prefeitura garante vacinação em escola municipal do bairro Santa Maria

Educação
17/10/2019 12h00
Início > Notícias > Prefeitura garante vacinação em escola municipal do bairro Santa Maria

O trabalho em conjunto das secretarias municipais da Educação (Semed) e da Saúde (SMS) garantiu a vacinação de dezenas de crianças na manhã desta quinta-feira, 17, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Papa João Paulo II, no bairro Santa Maria.
 
No total, 140 alunos receberam uma dose de vitamina A, importante para o bom funcionamento dos olhos e prevenção de infecções, além de outros benefícios para o desenvolvimento infantil. A ação faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE).

A atividade contou com a participação de agentes de saúde, enfermeiras e técnicas em enfermagem. Todos os profissionais atuam na Unidade Básica de Saúde (UBS) Osvaldo Leite, também localizada do bairro Santa Maria.
 
“A Emef Papa João Paulo II acredita nesta parceria entre Educação e Saúde, afinal, a Semed busca atender o aluno como um ser em desenvolvimento na sua plenitude. Nossas crianças têm seus direitos garantidos quando juntos pensamos no desenvolvimento cognitivo, emocional e numa dinâmica de integração. Portanto, damos apoio irrestrito às ações da Saúde em nossa Unidade de Ensino”, afirma a diretora da Emef, Silvania dos Santos Silva.

Para os pais que estiveram presenta durante a ação, esta iniciativa contribui para garantir a saúde das crianças. “Eu, como mãe, acho muito importante que a escola ajude na verificação dos cartões de vacina porque muitos pais não tem tempo e outros são desligados quanto a isso. Eu tenho mais dois filhos, de 17 e 20 anos e, quando eles estudavam, as escolas não tinham essa preocupação. Fiz questão de trazer o cartão da minha filha para ver se estava atualizado, pois as doenças estão aí e não podemos descuidar. Agradeço muito a esta parceria entre a escola e a unidade de saúde”, enfatiza a dona de casa Maria Rosa Dória.

A dona de casa Renata dos Santos Bonfim, que tem uma filha matriculada na Educação Infantil, compartilha da opinião de que a parceria veio em uma boa hora. “Muitas vezes, por questão de tempo, os pais não se atentam à vacinação e atrasa todo o cartão do filho. Tendo essa oportunidade de vacinar as crianças aqui na escola, nos ajuda a manter nossas crianças imunizadas”, garante.