A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), acolheu nesta sexta-feira, 18, cerca de 90 margaridas no Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar) do bairro Siqueira Campos, no âmbito de uma ação de visibilidade do Outubro Rosa, e as orientou sobre a prevenção dos cânceres de mama e de colo do útero.
A iniciativa é uma forma de reconhecimento ao trabalho prestado pelas mulheres que atuam na coleta de lixo na capital, bem como um agradecimento à Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e empresa Torre, pela adesão à Campanha Outubro Rosa, ao plotar os veículos – dois caminhões coletores e um ônibus – na cor rosa e com informações de prevenção da doença, com a mensagem: “Um toque, um carinho podem salvar vidas”.
“Essas mulheres trabalham o dia inteiro, muitas vezes não tâm tempo de ir até a Unidade Básica de Saúde fazer os exames preventivos. A mulher ainda tem receio de tocar em seu corpo, medo de descobrir alguma lesão e, por conta disso, iniciamos a ação com o acolhimento das margaridas, na qual elas participaram de uma palestra educativa para orientar o autoexame e trabalhar a conscientização delas”, afirmou a gerente do Serviço de Atendimento à Mulher, do Cemar, Cristiani Ludmila Borges.
De acordo com a coordenadora do Cemar Siqueira Campos, Luciana Dantas, durante o atendimento regular, o Centro disponibiliza consultas com mastologista e ginecologista, e recebe as pacientes previamente agendadas pelas Unidades Básicas de Saúde. Na ação realizada com as margaridas, foram ofertados testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C; exame de citologia (lâmina) e o encaminhamento para o exame de mamografia.
“Sobre os testes rápidos, o resultado sai na hora. Já o exame de mamografia vai ser realizado na clínica e para quem vai fazer a citologia, o resultado sai entre 30 e 45 dias. Para a entrega dos resultados, nós vamos entrar em contato com a assistente social e definir como vai ser realizada”, explicou Luciana.
Para que o trabalho de prevenção seja efetivamente cumprido após a ação, o seguimento do atendimento será dado conforme a avaliação dos resultados. “Depois de toda essa oferta de serviços a gente vai fazer o acompanhamento, e todas as alterações encontradas serão recolhidas para realizar o procedimento que for necessário”, complementou.
Cuidado especial
Silvanei Santos de Oliveira é margarida há dois anos e mora no bairro América. Ela disse que sempre faz o exame de lâmina, mas estava sem fazer o exame da mama e aproveitou a oportunidade para marcar a mamografia. “Foi uma ideia maravilhosa, porque é uma oportunidade da gente fazer os exames, saber se tem algum problema de saúde. Muitas vezes não temos tempo de marcar e esse momento facilitou isso. Uma ação muito bondosa com todas as margaridas!”, elogiou Silvanei.
“É a primeira ação que participo e achei ótimo! Gostei muito da palestra, orientou bastante sobre os cuidados, a questão do autoexame. Ainda não tinha sido atendida aqui no Cemar e estou gostando do atendimento também”, afirmou Jeane dos Santos, que aguardava a vez para realizar os testes rápidos.
Jocilene Maria da Conceição Santos é margarida há seis meses e aprovou a iniciativa, por se sentir cuidada. “Gostei muito, porque me senti especial! É bom saber que também se preocupam com a nossa saúde. Mesmo sempre procurando me informar, as orientações que passaram hoje na palestra foram muito importantes”, reforçou.
A margarida Diana dos Santos estava feliz ao lado das colegas de trabalho e também reconheceu a ação. “É muito importante que a mulher sempre faça os exames, para prevenir as doenças. Gostei bastante de poder fazer parte desse momento com minhas colegas, porque trabalhamos tanto, e esse foi o momento da gente se cuidar”, disse.