Escolas municipais realizam simuladão preparatório para o Saeb 2019

Educação
19/10/2019 13h15
Início > Notícias > Escolas municipais realizam simuladão preparatório para o Saeb 2019

Mais de 350 alunos participaram, na manhã deste sábado, 19, de um simulado preparatório para a edição nacional 2019 do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), do Ministério da Educação (MEC), que será aplicado nas escolas públicas municipais de Aracaju na próxima semana. O simulado, o terceiro entre unidades, aconteceu na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Laonte Gama, no bairro Santa Maria. As outras três escolas envolvidas na iniciativa foram a Papa João Paulo II, Diomedes Santos Silva e a José Souza de Jesus (do bairro 17 de Março).

A ideia de realizar um preparatório entre escolas partiu da Diomedes. A diretora da escola, Nélida Dantas, lembrou que no primeiro semestre a Coordenadoria de Ensino Fundamental (Coef) da Secretaria Municipal da Educação (Semed) solicitou que as unidades pensassem em um plano de ação para treinar os alunos para o Saeb. “Dentro do nosso plano de ação, que foi elaborado com os quatro professores dos 5 ºs anos, sugerimos a realização de ‘simuladões’ entre as escolas do Santa Maria e do 17 de Março”, explicou.

O passo seguinte foi a reunião dos coordenadores das unidades e a definição de um cronograma pensando nas datas nas quais seria possível reunir os alunos de diferentes escolas. O objetivo, além de fixar os conteúdos, era que os alunos tivessem a vivência de ir para um local com professores diferentes para fazer o exame. “Essa é uma forma de as crianças se prepararem para lidar com a mudança de rotina no dia do Saeb. Acreditamos que isto os ajudará a sentirem-se mais seguros e preparados”, disse Nélida, destacando que na Diomédes desde maio também acontecem dois ‘aulões’ semanais voltados para a avaliação.

Ricardo Silva Santos é um aluno de 11 anos, matriculado no 5º ano B, na Emef José Souza de Jesus. Para ele, participar das atividades especiais, programada pelas escolas, para se preparar para a prova do Saeb está sendo muito útil. “Eu estou aprofundando meu conhecimento nos conteúdos de Português e Matemática. Eu também gostei de conhecer as outras escolas e de passar pela experiência de fazer um simulado com uma professora que não é a minha”, destacou.

Para a anfitriã do simulado deste terceiro simulado das escolas, a diretora Isabel Santana Campos, falou sobre o projeto. “Esta foi uma experiência bastante significativa. Nós dos bairros Santa Maria e 17 de Março já tínhamos estabelecido esse tratado de gestão compartilhada das escolas dessas localidades. E o fato de eles irem para outro espaço, com outras pessoas, faz com que eles estejam preparados para a situação de fazer uma prova que será aplicada por uma pessoa que não faz parte do dia a dia deles. Após os simulados, é dado um feedback pelos professores e isto tem contribuído para o que esperamos ser um sucesso no resultado do Saeb este ano”, opinou.