Construção da primeira escola municipal de tempo integral chega à fase estrutural

Obras e Urbanização
22/10/2019 10h30

Iniciada em maio deste ano, a obra de construção da primeira escola pública municipal de tempo integral, executada pela Prefeitura de Aracaju, avança da fase basilar à estrutural com o início da edificação do primeiro dos dois blocos projetados para esta nova unidade escolar de educação infantil, que atenderá cerca 300 crianças.

Essa escola municipal está sendo erguida entre os bairros Santa Maria e 17 de Março, na zona Sul da cidade. Para execução deste projeto, a Prefeitura investe cerca de R$3,5 milhões, com recursos do Proinfância (Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil) do Ministério da Educação.

Morador do Santa Maria, o autônomo Edson Santana é um entusiasta deste investimento que a gestão municipal faz no bairro onde mora com a esposa e dois filhos. Ao acompanhar o ritmo de execução do projeto de construção, Edson afirmar “não ver a hora” de poder matricular seus filhos em uma escola de tempo integral para que, com a esposa, possa “trabalhar mais tranquilo” enquanto os filhos estiverem na escola.

A dona de casa Núbia Santana, também moradora do Santa Maria, acompanha diariamente a evolução da obra e destaca que será “uma das primeiras mães” a matricular seus filhos nesta nova escola, tão logo esteja concluída. "Eu sou mãe de família e me preocupo muito quando preciso trabalhar fora, e uma escola de tempo integral nos ajuda bastante para isso, pois teremos onde deixar os nossos filhos”, ressalta.

Com 30 operários atuando diariamente no canteiro da obra, a execução do projeto, fiscalizada pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), cumpre com rigor os prazos estabelecidos no projeto executivo, que passa da fase de construção das fundações à etapa de edificação predial, como explica o secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari.

"A parte basilar foi praticamente finalizada e as vigas e paredes do primeiro bloco começam a ser erguidas. Esta fase é mais célere e temos a meta de ainda este ano finalizar todo o primeiro bloco e iniciar a edificação do segundo", afirma Ferrari.

Projeto arquitetônico

O projeto arquitetônico da primeira escola municipal de tempo integral atende ao padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o qual divide esta unidade de educação infantil em dois blocos.

O bloco A contará com hall; secretaria; sala de professores/reuniões; direção; almoxarifado; sanitários acessíveis para adultos, masculino e feminino; lactário; área para preparo de alimentos (mamadeiras e sopas); duas salas de atividades para creche, com atendimento às crianças de 0 a 11 meses; dois fraldários; sala de amamentação; solário; sanitários adaptados às normas de acessibilidade para o público infantil; copa; lavanderia; rouparia; vestiários masculino e feminino; refeitório; cozinha; despensa; varanda e pátio de serviço.

Já o bloco B contará duas salas de atividades para atendimento às crianças de 1 ano a 1 ano e 11 meses; dois sanitários infantis; duas salas de atividades para as crianças de 2 a 3 anos e 11 meses; um adaptados às normas de acessibilidade para o público infantil; dois solários; sala multiuso; quatro salas da pré-escola (crianças de 4 a 5 anos e 11 meses); dois sanitários infantis, masculino e feminino; dois sanitários de professores, masculino e feminino e um depósito. Além disso, o prédio terá acesso com guarita, praça, estacionamento com capacidade para 35 veículos, pátio coberto e playground.