Prefeitura oferta formação continuada a profissionais das unidades de acolhimento

Assistência Social e Cidadania
21/10/2019 16h00

Para qualificar os serviços ofertados às crianças, adolescentes, idosos e mulheres que se encontram em unidades de acolhimento institucional e Casas Lares mantidos pela Prefeitura de Aracaju, a Coordenação de Gestão do Trabalho e Educação Permanente da Secretaria Municipal da Assistência Social, realizou, nesta segunda-feira, 21, mais um curso de capacitação com as equipes técnicas que atuam nos equipamentos da Alta Complexidade da Proteção Social Especial (PSE) da administração municipal.

O curso faz parte do “Projeto de Capacitação Continuada dos Profissionais dos Serviços de Acolhimento Institucional – PSE/Alta Complexidade”, e obejtiva aprimorar e fortalecer a atuação profissional dos trabalhadores da rede que atuam não apenas como simples executores de programas, mas também como viabilizadores de direitos.

De acordo com a coordenadora da Gestão do Trabalho e Educação Permanente da Assistência Social de Aracaju, Maria do Socorro Lobato, a Secretaria tem papel fundamental na formação de seus trabalhadores, pois possibilita a reflexão sobre as políticas públicas da Assistência Social.

“A formação e o aprimoramento dos trabalhadores é um compromisso da Assistência Social. Hoje, aconteceu o segundo encontro do nosso Projeto e tivemos a oportunidade ímpar de entender como funciona cada unidade de acolhimento no município de Aracaju. Abordamos o funcionamento e a organização dos serviços da nossa rede da Alta Complexidade, como os Abrigos e Casas Lares, entendemos como recebemos o nosso público e qual a nossa missão nesse processo de garantia de direitos das pessoas em situação de vulnerabilidade social. É um momento muito importante e rico de aprimoramento e qualificação desses profissionais que atuam na ponta dos serviços”, explicou Lobato.

Neste segundo encontro, a formação reuniu cerca de 40 profissionais que atuam nos abrigos Sorriso, Caçula Barreto e Núbia Marques, e das quatro Casas Lares e discutiu o tema “Rede de Proteção Social do Município de Aracaju - Fluxograma dos Serviços de Acolhimento Institucional”. A capacitação se estende até o primeiro semestre de 2020 com um debate aprofundado sobre outros temas relevantes e com novas equipes técnicas dos serviços da Assistência.

Pela segunda vez, a coordenadora do abrigo Núbia Marques, Fernanda França, participa da capacitação continuada. Para ela, é fundamental toda a rede estar reunida para conhecer a importância e o papel de cada equipamento dentro da sociedade.

"Hoje, tive a oportunidade de falar sobre a unidade na qual trabalho e mostrar como ela está organizada. Ouvindo meus outros colegas, também conheci o funcionamento dos outros equipamentos. Pude aprender como funciona cada unidade e a importância da Assistência Social para a população, o que acabou engrandecendo o meu fazer profissional. Com essa capacitação, agora sei exatamente a qual instituição devo me dirigir para fazer a articulação. Um dia muito importante e de muito aprendizado", destacou Fernanda.

A assistente social da casa de passagem municipal Acolher, Magna Sousa, fez questão de participar de mais um encontro. "Percebo que a Secretaria tem a preocupação de estar capacitando os seus trabalhadores. É um momento que nós agregamos novos saberes e compartilhamos experiências. É de suma importância estarmos juntos para melhorar ainda mais a qualidade do nosso trabalho. Participei do primeiro encontro e participarei das próximas, com toda certeza. Estamos no caminho certo", disse.