Prefeitura articula ações de prevenção à violência e cuidado às crianças e adolescentes

Defesa Social e Cidadania
21/10/2019 16h58

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Rede Intersetorial do Projeto Aracaju Segura, tem articulado ações voltadas à prevenção e cuidado às crianças e adolescentes. Durante reunião realizada na Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), nesta segunda-feira, 21, membros da Câmara Técnica do Comitê Intersetorial definiram a promoção de uma oficina com trabalhadores e setores estratégicos, no bairro Santa Maria.

De acordo com a coordenadora de Programas e Projetos da Semdec, Laudiane dos Santos, essa foi uma demanda apresentada pelo Conselho Tutelar e partilhada pelas ONG's e serviços da localidade, "onde já desenvolvemos uma série de medidas voltadas ao enfrentamento à violência", destacou. "Diante disso, alinhamos ações que possam ampliar o diálogo sobre os protocolos e fluxo de atendimento à criança", completou.

Com a participação de ONG's, Conselhos e trabalhadores da rede, a expectativa é formar multiplicadores dessas informações e fortalecer os serviços, de maneira a evitar ocorrências relacionadas à violência contra crianças e adolescentes.

Lidiane Gonçalves, área técnica do Núcleo de Prevenção de Violências e Acidentes (Nupeva), da Secretaria Municipal da Saúde, participou da reunião. " A importância é justamente despertar nos profissionais da rede intersetorial da Saúde, da Educação e da Assistência esse olhar ampliado para as questões que envolvem a violência, mais especificamente a violência contra a criança e o adolescente. Então, entender a nossa corresponsabilização diante da identificação desses casos, os encaminhamentos, o cuidado e a proteção em rede", afirmou.

A gestora do Nupeva esclarece ainda que, "quando falamos do cuidado em rede falamos do cuidado efetivado por todos nós atores, ou seja, Saúde, Educação, Assistência e Defesa Social. A ideia é fortalecer e esse fortalecimento só se dá nesse cuidado integral", finalizou.