Os anos 60 foi marcado por muitos acontecimentos históricos, estampas de bolinhas nas roupas femininas e muito pop rock. Na tarde desta terça-feira, 22, os idosos que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de três Centros de Referência da Assistência Social (Cras) puderam relembrar os bons momentos dessa época no 1º Baile Integrado dos Idosos: revivendo os anos 60", promovido pela Secretaria Municipal da Assistência Social, por meio da Coordenação da Proteção Social Básica do Departamento da Política de Assistência Social da Prefeitura de Aracaju.
A festa reuniu os idosos dos Cras Madre de Calcutá, Enedina Bomfim e Gonçalo Rollemberg Leite. A programação faz parte das atividades dos Cras em alusão ao mês do idoso, cujo dia foi comemorado em 1º de outubro. De acordo com a secretária adjunta da Secretaria Municipal da Assistência Social, Simone Passos, o baile tem por objetivo promover a integração entre os idosos para fortalecer os vínculos afetivos e comunitários entre todos.
“Ao longo deste mês, promovemos atividades voltadas ao público da terceira idade que participam dos nossos serviços em comemoração ao dia do idoso. Reunimos os idosos dos três Cras mais próximos para que pudéssemos promover a integração entre eles. Nós temos a preocupação de proporcionar esses momentos de lazer para os nossos idosos. Hoje, eles estão tendo a oportunidade de se divertir, criar novas relações de amizade, compartilhar experiências ao lado dos seus familiares, e claro, reviver os anos 60 que trazem boas recordações. É um trabalho feito com muita dedicação e empenho de todos os nossos coordenadores para fazer com que as políticas públicas da Assistência Social sejam garantidas”, explicou.
De acordo com a coordenadora do Cras Enedina Bomfim Elisabete Ribeiro, o baile foi planejado desde o início deste ano. “Nos reunimos no começo deste ano para que eles pudessem resgatar as boas memórias vividas naquela época e nada mais legal do que juntar todos eles com a mesma faixa etária para curtir esse momento e compartilhar as boas lembranças conosco. A Secretaria nos dá essa liberdade para fazer o nosso trabalho com muito amor, pensando em oferecer o melhor para eles. Se não fosse o comprometimento de todos que fazem parte da Assistência Social, nada disso estaria acontecendo”, contou.
A aposentada Selma Maria, 52, do Cras Enedina Bomfim, não parou de dançar um só minuto. Vestida com um traje da época, ela cantou e dançou as músicas que marcaram a sua vida. “Estava doente e fiz questão de participar desse baile porque gosto muito de dançar e de me divertir. Sou fã de todas as pessoas do Cras onde vou e me sinto bem estando com eles. Adorei a festa, está tudo lindo e o DJ está nota 10”, disse ofegante.
Ao som da música, “Banho de Chuva”, a dona de casa Zilda Teles, 54, do Cras Gonçalo Rollemberg Leite, se embalou pelo ritmo do pop rock. “É uma festa em homenagem a nós e para mim é gratificante poder fazer parte desses momentos no qual me divirto, passeio, danço e conheço pessoas novas. Muitos de nós superamos os problemas pessoais através dessa convivência com os nossos colegas e isso é muito importante. Estou adorando o baile, está excelente. Adorei as músicas, todos estão de parabéns”, contou entusiasmada.