Alunos das escolas municipais de Aracaju participam do Saeb 2019

Educação
23/10/2019 11h41
Início > Notícias > Alunos das escolas municipais de Aracaju participam do Saeb 2019

Quase cinco mil alunos da rede municipal de ensino de Aracaju estão fazendo as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), do Ministério da Educação. A aplicação iniciou na última segunda-feira (21), e segue até o próximo dia 1° de novembro, com avaliações de Língua Portuguesa e Matemática para as turmas de 5° e 9° ano do Ensino Fundamental. As médias de desempenho do Saeb, junto aos dados sobre aprovação, obtidos no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Esta avaliação é aplicada desde 1990. Conhecida, anteriormente, como Prova Brasil, o Saeb é desenvolvido e gerenciado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e é aplicado a cada dois anos por amostragem de alunos. Em Aracaju, 41 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), que fazem parte da Secretaria Municipal da Educação (Semed), estão participando da avaliação.

“A aplicação das provas do Saeb é de grande importância para as escolas, por isso demos todas as orientações e o apoio necessário às nossas unidades quanto ao dia da avaliação, afim de que todas tenham uma experiência sem contratempos. Inclusive, orientamos quanto à praticidade do lanche a ser servido antes da prova, quanto aos horários e também à conscientização dos pais sobre a importância da presença e pontualidade dos estudantes nas provas”, afirma a secretária municipal da Educação de Aracaju, Maria Cecília Leite.

Além das turmas de 5° e 9° anos, quatro unidades de ensino aplicarão uma prova amostral para as turmas do 2° ano. São elas: Florentino Menezes, Papa João Paulo II, Manoel Bonfim e Bebé Tiúba. Já os alunos do 9° ano das Emef Florentino Menezes, Manoel Bonfim e Olga Benário, além das provas obrigatórias de Língua Portuguesa e Matemática, também farão avaliações amostrais de Ciências Humanas e da Natureza.

Aplicação

Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Núbia Marques já foram submetidos ao exame. A diretora da unidade, professora Rogéria Barbosa, ficou satisfeita com a adesão da comunidade escolar: 100%.

“Nós fizemos um trabalho durante dois meses só de comunicação com os pais e com os estudantes, fizemos palestras, vídeos, tudo que pudesse informar a importância do Saeb. Tem dois anos que trabalhamos, pedagogicamente, em cima dessa avaliação para a melhoria dos índices e para os alunos terem um melhor aprendizado”, afirmou Rogéria.

Professora do 5° ano na Núbia Marques e aplicadora da prova Saeb em outras escolas, Cemírames Matos Acioli identifica a mudança na abordagem da escola e se diz esperançosa. “O trabalho foi intenso, eles aceitaram bastante as atividades em sala de aula. Trabalhamos as regras, o preenchimento, como eles deveriam fazer no dia da aplicação, os conteúdos, fizemos simulados, teve a prova diagnóstica da rede e eles foram muito bem. Também trabalhamos com as famílias deles e a adesão dos pais também foi excelente. Acredito que os novos índices venham muito bons, pois a adesão foi geral”, descreveu.

Preparação


Desde o início do ano, as escolas municipais preparam os alunos para a aplicação do Saeb, com aulões extras e simulados. A Emef José Souza de Jesus, inaugurada no ano passado, passará pela avaliação pela primeira vez e adotou um sistema de simulados a cada 15 dias com os alunos participantes. As escolas do bairro Santa Maria, por meio do projeto Gestão Compartilhada,  realizaram simulados frequentes, cada edição em uma unidade diferente, em que todos participavam. O mais recente foi realizado no sábado, 19, na Emef Laonte Gama da Silva e participaram alunos da própria instituição e das Emefs Papa João Paulo II, Diomedes Santos Silva e José Souza de Jesus. O objetivo foi revisar o conteúdo e garantir aos alunos experiência quanto ao tipo de prova.

“Ao longo desta Gestão, a Semed tem trabalhado com as escolas na perspectiva de melhoria do Ideb, não é um trabalho feito apenas em ano de Saeb. No entanto, no início do ano letivo, a Secretaria solicitou às unidades o plano de ação de cada uma para o Saeb para identificar como cada escola estava se preparando. Em comum, todas realizaram aulões e simulados e trabalharam as habilidades em que os alunos não estavam tão bem avaliados. Eu estou muito confiante que o trabalho destes últimos meses trarão resultados positivos. As escolas mantiveram uma rotina de ensino que vai refletir na aprendizagem e, consequentemente, nas avaliações”, acredita a coordenadora de Ensino Fundamenta da Semed, Ana Débora França.

Saeb no Brasil

O Ministério da Educação aplicará, até o dia 1° de novembro, a avaliação para cerca de 7 milhões de estudantes da Educação Básica em todo o Brasil. Segundo a instituição, todos os estudantes de 5º e 9º anos do ensino fundamental e de 3ª e 4ª séries do ensino médio e técnico integrado das escolas públicas farão as avaliações de Português e Matemática, totalizando 73 mil escolas envolvidas em todo o país. Em Sergipe, mais de 73 mil alunos das redes pública e particular de ensino farão a prova. No estado, a avaliação será aplicada em 2.871 turmas.