Prefeitura atua de maneira integrada para conter óleo nas praias da capital

Defesa Social e Cidadania
23/10/2019 15h55

Nesta quarta-feira, 23, órgãos da Prefeitura de Aracaju dialogaram sobre o impacto provocado pelo óleo que atinge as praias da capital. Reunidos, o secretário da Defesa Social e da Cidadania , Luís Fernando Almeida, e o secretário municipal do Meio do Ambiente, Alan Alexander Lemos, debateram aspectos do monitoramento e dados relevantes que nortearão as novas ações.

Diariamente, os 22 quilômetros de praias são monitorados a partir da utilização de drones da Defesa Civil de Aracaju. As informações constantemente atualizadas permitem uma atuação estratégica e integrada entre os órgãos municipais que estão diretamente envolvidos na adoção de medidas, para auxiliar na redução do impacto desse desastre ambiental.

O secretário da Defesa Social, Luís Fernando Almeida, afirma que desde o primeiro momento equipamentos e profissionais da Defesa Civil foram colocados à disposição para auxiliar nas ações, conforme a condução da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema). "O secretário do Meio Ambiente tem requisitado apoio e nós temos procurado auxiliar o máximo possível, afinal temos o compromisso de reunir forças para buscar minimizar os impactos desse problema que atinge a todos", declarou Luís Fernando.

De acordo com o secretário da Sema, Alan Alexander Lemos, desde de que se configurou a situação de desastre, em Aracaju, o prefeito Edvaldo Nogueira determinou que as secretarias que pudessem ter recursos para atuar diretamente no problema, se envolvessem e trabalhassem de forma coordenada e integrada.

"Desde o primeiro momento temos atuado juntos. A secretariara do Meio Ambiente, a secretaria da Defesa Social, por meio da Defesa Civil de Aracaju, a SMTT e a Emsurb", ressaltou Alan.

As ações, que ocorrem junto aos demais órgãos ambientais, vai perdurar enquanto persistir o problema. Medidas são alinhada, inclusive, junto à Marinha do Brasil, IBAMA, Adema, Defesa Civil Estadual, Defesa Civil Nacional, Federação dos Movimentos Aquáticos e demais entes, que estiveram reunidos, também na manhã desta quarta-feira, na Capitania dos Portos de Sergipe.

Eixos de atuação

O secretário municipal do Meio Ambiente detalhou os três eixos de atuação executados pela Prefeitura, sendo o primeiro deles o monitoramento. "Sistematicamente temos feito isso, tanto por terra quanto através do drone da Defesa Civil e da Sema, formatando relatórios diários da situação com mapas, para que permitam uma ação mais eficaz de combate ao impacto e limpeza das praias.", ressaltou Alan Lemos ao acrescentar que esse monitoramento tem sido feito diariamente, da foz Rio Sergipe até a foz do Rio Vaza Barris.

Além disso, há a ação de limpeza das praias, executada pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), com equipes dispostas diariamente para o recolhimento desse material, somado ao eixo de conscientização ambiental, direcionado aos banhistas.

"As praias não foram interditadas e essa avaliação, para balneabilidade da água, é feita pela Adema, que realiza esse monitoramento, porém o óleo continua vindo para as praias e eventualmente pode estar na lâmina d'água. Temos desde o primeiro momento feito essa conscientização para que os banhistas façam isso de forma mais segura possível", complementou o secretário do Meio Ambiente.