Prefeitura investe na aquisição de materiais pedagógicos para alunos da educação infantil

Agência Aracaju de Notícias
29/10/2019 09h00
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Prefeitura de Aracaju investe na aquisição de materiais pedagógicos para estudantes da educação infantil

Estimular o gosto pelo saber passa pelo entendimento de que criança precisa e deve brincar, e brincadeira é coisa séria. Nos primeiros anos da educação formal é também no brincar que a criança desenvolve as habilidades necessárias para melhor assimilar o conteúdo pedagógico. E é neste sentido que a Prefeitura de Aracaju está reestruturando a educação que é desenvolvida na rede municipal de ensino, com um olhar cada vez mais aguçado para cuidar dos pequenos cidadãos em formação.

Em março deste ano, a gestão entregou para 24 unidades de ensino infantil da rede municipal novo mobiliário, livros e materiais pedagógicos, a partir de um investimento de R$800 mil para formar indivíduos com bases mais firmes, com potencial para buscar e adquirir mais e maior experiência em diversos campos do conhecimento.

Ao todo, cerca de 8 mil crianças estão sendo beneficiadas com a utilização do material pedagógico nas escolas infantis, kit composto de centro de atividade para bebês, bola grande, mini móbile de bichinho, soft túnel, tapete EVA colorido tipo tatame, diversos tipos de jogos, kit cozinha infantil e sacolão pequeno engenheiro.

A secretaria municipal da Educação, Maria Cecília Leite, explica que a ação está dentro do planejamento da administração por entender como prioridade a boa qualidade do ensino. "Entregar materiais de qualidade que venham a facilitar o entendimento das crianças é uma diretriz do planejamento estratégico da Prefeitura de Aracaju. Os materiais pedagógicos, na educação infantil, se constituem como um aparato, a proposição que amplia na criança o olhar, o estímulo, a motivação", diz.

Nessa fase, principalmente entre 0 e 6 anos de idade, "a criança precisa de coisas concretas, ela precisa sentir para que a capacidade de abstração possa começar a ser desenvolvida. Portanto, não é o brincar pelo brincar”, completa a secretária.

Como é no campo da imaginação que a criança desenvolve muitas das suas possibilidades, aguçar a criatividade no brincar é ferramenta obrigatória, como pontua a coordenadora da Educação Infantil da Secretaria Municipal da Educação (Semed), Núbia Lira.

“Existe uma riqueza de possibilidades dentro de um ambiente no qual a criança convive. Sem esses materiais a ela não consegue ter incentivo e motivação suficientes para imaginar coisas, levantar hipóteses, testar essas hipóteses. Sem esse conjunto de materiais pedagógicos que estimulam a criança a buscar, a querer descobrir, a realizar inúmeras experiências, a criança vai ter uma caminhada restrita. Por isso, dentro da Educação Infantil do município nós dizemos ‘aprender brincando’ e isso faz parte do planejamento da gestão”, enfatiza Núbia.

Uma das unidades que recebeu o material foi a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Quintina Diniz, no bairro Siqueira Campos. Recentemente, a unidade ganhou um complemento deste tipo de material. Por lá, cerca de 160 crianças estão sendo melhor preparadas com o fomento ao brincar.

“Com a chegada do material vimos outra vida no olhar das crianças. Criança é visual e todo esse material tem um sentido no aprendizado. Muitas das histórias que contamos, por exemplo, os alunos conseguem expressar o entendimento através das brincadeiras. A imaginação deles não tem limites e temos que usar da sabedoria para aguçar o mágico, o colorido. É no brincar que desenvolvemos a socialização, o respeito, a convivência”, destacou a coordenadora pedagógica da Emei, Nadja Bispo.

A Quintina Diniz atende a dois alunos com autismo e, segundo a coordenadora, esse material pedagógico acrescenta muito no desenvolvimento deles. “Eles passaram a interagir mais. Existe um olhar especial para os brinquedos e para o que eles estimulam na criança, então, é uma ferramenta de grande valia”, frisou.

Segundo a coordenadora da Educação Infantil da Semed, os brinquedos contribuem, também, no desenvolvimento motor, cognitivo, lógico. “Quando a gente proporciona uma diversidade de materiais didático-pedagógicos, fomentamos na criança o desenvolvimento do falar, do perguntar, do levantar dúvidas, a descobrir várias coisas sobre o mundo, sobre as outras pessoas, a colocar em prática o brincar de forma cada vez mais estruturada, organizada e animada porque as crianças precisam estar convivendo com outras pessoas de forma ativa, viva, portanto, precisa de elementos que a motivem”, completa.