Prefeitura capacita educadores físicos em suporte básico à vida

Saúde
25/10/2019 15h40

Em acidentes, traumas e situações de emergência, efetivar os primeiros socorros de forma correta é imprescindível para contribuir para a recuperação e segurança da vítima. Com o intuito de tornar os educadores físicos da Prefeitura de Aracaju cada vez mais capacitados e multiplicadores de informações para desenvolver ações de prevenção nos polos e unidades em que atuam, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizou uma capacitação de Suporte Básico à Vida, nesta sexta-feira, 25 no auditório da SMS.

De acordo com a coordenadora da Área de Promoção e Ações Intersetoriais da SMS, Patrícia Rocha, o principal objetivo do curso foi qualificar os professores de educação física e fazer com que essas vítimas que possam ser atendidas sejam beneficiadas com o atendimento correto, até a chegada de um atendimento pré-hospitalar.

“O curso traz conhecimentos mínimos que um cidadão possa ter para atender uma emergência. O curso abordou os principais temas relacionados a traumas e às principais emergências clínicas que costumam ocorrer nos sistemas de saúde, auxiliando o atendente a formar um raciocínio crítico perante o atendimento das vítimas”, afirmou Patrícia.

Para a palestrante e enfermeira Cintia Guerra, a capacitação trouxe situações para a vida do educador físico. “Trouxemos situações que poderiam ser abordadas numa atividade física ou em uma Unidade Básica de Saúde. As atividades práticas da capacitação, permitiram treinar, em situação simulada, o atendimento ao doente traumatizado, com ênfase na avaliação da cena, do trauma e seus aspectos fundamentais, tanto da avaliação como do atendimento ao doente”, acrescentou.

Aprovação
O supervisor do Programa Academia da Cidade, Sérgio Murilo Carvalho, participou da capacitação e afirmou a importância do curso para disseminar a informação sobre os primeiros atendimentos de socorro. “Além da teoria, o curso focou nos quesitos práticos da aprendizagem do educador físico”, destacou.

A técnica do Programa, Bárbara Oliveira, afirmou estar muito feliz por aprender novos conhecimentos. “Foi uma ótima oportunidade participar desta capacitação, adquirindo conhecimentos a mais e podendo ajudar a sociedade. Acredito na importância daquele conhecimento para fortalecer a qualidade do trabalho”, afirmou.