Reconstrução do pontilhão da Anísio Azevedo amplia capacidade da rede de drenagem

Obras e Urbanização
30/10/2019 07h50

Executada pela Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), a obra de reconstrução total do pontilhão sobre o canal da avenida Anísio Azevedo, no cruzamento com a rua Guilhermino Rezende, no bairro 13 de Julho, irá ampliar a capacidade de vazão da rede de drenagem do local.

A obra, orçada em R$350 mil, é tocada com recursos do município e foi projetada após inspeções técnicas detectarem fissuras no vão e vigas de sustentação envelhecidas e corroídas. Os laudos produzidos por técnicos da Emurb apontaram a necessidade de realizar a demolição de toda a estrutura do pontilhão e reconstruí-lo a partir de um projeto mais consistente.

"Este canal possui quase 2km de extensão. Ele inicia nas imediações do elevado da avenida Hermes Fontes, segue pela Pedro Paes de Azevedo, continua na Anísio Azevedo e desagua no rio Sergipe. Este pontilhão vem suportando ao longo dos anos toda esta pressão das águas, material oriundo da rede de esgoto e até os efeitos das marés, o que provocou uma continuada deterioração. Agora estamos reconstruindo para garantir segurança para quem o utiliza no trânsito de nossa cidade", explica o secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari.

O projeto inclui a reconstrução do tabuleiro - estrutura do vão – que possui 10 metros de comprimento por 11 metros de largura; mais 1,5m de passeio com guarda-corpo; substituição das vigas corroídas por outras novas; e reforço das fundações existentes. "Começamos a obra justamente pela base, já perfuramos quase 40 metros no subsolo e vamos criar fundações bem mais resistentes e adequadas para obras em canais. Nos próximos dias será demolida e estrutura antiga e logo em seguida começaremos, de fato, a erguer o novo pontilhão", detalha Ferrari.

Alterações no trânsito

A engenharia de tráfego elaborada pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) está possibilitando que os moradores da área, usuários do sistema de transporte coletivo e demais condutores utilizem rotas alternativas durante a execução da obra.

Para tanto, algumas linhas de ônibus tiveram seus itinerários readequados: a 074 - Unit/Centro e 200 CIC2 - Circular Indústria e Comércio 02. Os ônibus da 074 estão seguindo pela rua Santa Luzia, rua Campos, rua Arauá, avenida Gonçalo Prado Rollemberg, avenida Anísio Azevedo, rua Guilhermino Rezende e Praça da Imprensa. Já a linha 200 CIC2 segue pela avenida Augusto Maynard, rua Itabaiana, rua Campos, rua Arauá, avenida Gonçalo Prado Rollemberg, avenida Anísio Azevedo, rua Guilhermino Rezende e Praça da Imprensa.