Prefeitura promove formação para professores sobre a BNCC

Educação
29/10/2019 18h10

Iniciou nesta terça-feira, 29, e prossegue até a próxima segunda-feira, 4, a nova etapa do programa ‘Hora de Estudos’, promovido pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed).
 
Voltado para os professores que atuam na rede pública municipal de ensino, a atividade é formulada e aplicada pelo Centro de Aperfeiçoamento e Formação Continuada e Educação (Ceafe) da Semed. Nesta etapa, presencial, os educadores se debruçam sobre o funcionamento, propostas e aplicação da Base Nacional Comum Curricular no dia a dia das escolas.

“Finalizada a etapa da construção coletiva dos Cadernos Pedagógicos de Aracaju, a gente inicia agora, em outubro, uma nova etapa, que se dá nos dias de cada componente curricular. Então, hoje, terça-feira a gente tem História e Geografia; amanhã teremos Ciências e Matemática; quinta-feira a gente tem Educação Infantil e os anos iniciais e Ensino Religioso; e na segunda-feira, como é o dia que está previsto na portaria do Horas de Estudo, a gente tem Linguagens, que é Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Artes e Educação Física”, detalhou a professora Gabriela Zelice, diretora do Ceafe.

De acordo com Gabriela, é neste momento que inicia de fato a implantação da política de formação continuada da Prefeitura Municipal de Aracaju. “E a partir dessa política a gente vem estudar, com os nossos professores, a BNCC num primeiro momento; num segundo momento, o Currículo de Sergipe; e num terceiro momento os Cadernos Pedagógicos de Aracaju, pra gente iniciar o ano letivo de 2020 com todos esses conteúdos estudados, trabalhados e com os cadernos de Aracaju na rede”, complementou. A atividade acontece na Faculdade São Luís de França, no bairro Getúlio Vargas.

Nesta etapa, respondendo à demanda dos professores pela realização dos cursos nos períodos vespertinos e noturnos, a oferta se dará nestes horários. O professor de Geografia Orlando Nascimento Carvalho, que atua na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Conrado de Araújo, aprovou a iniciativa.
 
“Com as mudanças causadas pela BNCC, é de fundamental importância que participemos dessas formações, pois devemos ficar inteirados desse debate para termos condições de saber como proceder, no nosso cotidiano, para preparar nossos planos de aula e o nosso trabalho pedagógico de forma condizente”, avaliou Orlando.