Prefeitura alinha estratégias para realização do Feirão de Renegociação de Dívidas

Defesa Social e Cidadania
30/10/2019 17h40

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), desenvolve uma série de ações que visam a beneficiar o consumidor aracajuano, a exemplo do Feirão de Renegociação de Dívidas, que vai ocorrer em dezembro deste ano. Em fase de planejamento, o evento busca auxiliar os aracajuanos que se encontrem em situação de dívida com alguma empresa.

De acordo com o secretário municipal da Defesa Social e Cidadania, Luís Fernando Almeida, a ação contará com apoio de outras instituições. "É uma iniciativa da Prefeitura, que tem apoio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio), do Serviço Social da Indústria (Sesi) e alguns parceiros que vão ajudar essas pessoas que buscam retirar seus nomes de Serasa, SPC, através da negociação", explica o secretário.

Por meio da renegociação das dívidas com essas empresas, o evento será uma forma de combater o superendividamento da população aracajuana. "Entendemos que isso é extremamente positivo porque, muitas vezes, em um momento de desemprego, de crise, a pessoa acaba se endividando e isso causa transtornos", afirma Luís Fernando Almeida.

"Vamos promover essa ação justamente pra fornecer um canal de comunicação entre o consumidor aracajuano que possui dívidas vencidas e as empresas parceiras que vão estar no evento, facilitar essa interação e promover essa negociação dessas dívidas", acrescenta o coordenador do Procon Aracaju, Igor Lopes, ao explicar de que forma ocorrerá a ação.

Além disso, a Prefeitura planeja trabalhar de forma preventiva contra esse problema. "Estamos planejando para o futuro, com o Procon Aracaju, executar também projetos educativos sobre temas como planejamento do orçamento doméstico, consumo consciente, para prevenir esse tipo de situação. Entendemos que isso pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas", considera o Secretário.

"É muito louvável. A gente precisa pensar no trabalhador, resolvendo seus problemas de ordem econômica, e o Procon toma essa atitude. Estão de parabéns. Podem contar com a Fecomércio para apoiar o Procon", comemora o superintendente.da Fecomércio, Maurício Gonçalves,  ao avaliar a contribuição do evento para a população aracajuana.