Por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a Prefeitura de Aracaju realizou, nesta quinta-feira, 31, diversas ações voltadas à intersetorialidade no bairro Santos Dumont. Com a união de programas da Saúde, foram oferecidos diversos serviços à população, como atividades de combate ao Aedes aegypti, aulão do Programa Academia da Cidade (PAC) e divulgação para o ConVIDA Gestante.
Os moradores do bairro receberam a visita de técnicos, que realizam um trabalho de orientação a respeito dos riscos do acúmulo de água para o surgimento e proliferação do mosquito Aedes aegypti.
O supervisor do Programa de Controle do Aedes aegypti, Rônisson Mendonça, conta que é com base no Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) que a SMS identifica as áreas que precisam receber um reforço nas ações de combate.
“De acordo com o último LIRAa, o índice de infestação do bairro Santos Dumont caiu de 1,9 para 0,8. Isso quer dizer que estamos com o índice de baixo risco, ou seja, aqui está tudo controlado”, destaca.
Academia da Cidade
A área técnica do PAC, Bárbara Oliveira, convidou a comunidade dos polos do Santos Dumont, Bugio e 18 do Forte para o aulão de dança, que ocorreu nesta quinta-feira, 31, às 16h30, no calçadão da Maracaju, e também tratou da importância da prevenção de doenças por meio da prática de atividades físicas.
“A prevenção de muitos tipos de doenças pode ser feita através da prática de exercícios. O trabalho de cuidado que a SMS faz durante todo o ano é muito importante, afinal, este é o nosso papel, cuidar da saúde da população”, reforça.
ConVIDA Gestante
Na manhã do sábado, dia 9, as equipes da SMS darão continuidade à estratégia do ConVIDA Gestante, buscando oferecer à comunidade do bairro Santos Dumont uma série de serviços essenciais na fase da gravidez.
“Aproveitamos o dia de hoje para mobilizar as mães do Santos Dumont a participarem do evento que faz parte do Projeto Gestante e Bebê: Vagas Sempre. Na Unidade Básica de Saúde José Machado de Souza faremos o acolhimento a essas mulheres, encaminhamentos e atualização do pré-natal, consultas médicas e odontológicas, atualização de vacinas para mães e crianças acompanhantes, além de exercícios de alongamentos e testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C”, explicou Kamila Fialho.