Prefeitura inicia atividades do Novembro Azul, campanha dedicada à saúde do homem

Saúde
01/11/2019 15h45

Durante todo o mês de novembro, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promove o Novembro Azul, campanha dedicada especialmente à saúde do homem, com foco em orientações sobre câncer de próstata, prevenção de acidentes e doenças como diabetes, hipertensão, cardiopatias, dentre outras enfermidades.

Como marco do início da campanha, o Programa Academia da Cidade (PAC) promoveu uma ação com os trabalhadores do setor de Logística da SMS, com exercícios e orientações sobre a importância de cuidar bem da própria saúde.

De acordo com a coordenadora da Área de Promoção e Ações Intersetoriais da SMS, Patrícia Rocha, uma das metas do PAC é justamente essa: disseminar a importância da atividade física para uma melhor qualidade de vida.

“Além dos exercícios físicos em grupo, ofertamos aferição de pressão arterial, dosagem de glicemia capilar, auriculoterapia, meatoscopia (avaliação dos ouvidos) e palestras sobre saúde do homem, do trabalhador, de combate ao tabagismo, da prevenção de doenças crônicas não transmissíveis e saúde bucal”, enfatizou.

Jeferson Werne, trabalhador da Logística que participou da ação, diz que ficou atento atento às palestras e que tomou uma importante decisão. “Na próxima semana vou marcar uma consulta médica e solicitar a realização de exames, pois não devemos brincar com a nossa saúde”, relatou.

Saúde do Homem
De acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde (MS), a política da Saúde do Homem possui cinco eixos: o acesso e acolhimento do Homem nos serviços da Rede da Saúde; a paternidade responsável; a saúde sexual e reprodutiva; a prevenção de violência e acidentes; e as doenças crônicas não transmissíveis.

“Durante todo este mês reforçaremos o alerta que o cuidado deve ser feito o ano inteiro, tanto na prevenção como no tratamento das doenças. Neste mês de novembro, a Saúde de Aracaju fará diversas atividades e, no dia 29, realizaremos um aulão de dança, na praça da Juventude, no conjunto Augusto Franco, fechando a campanha do Novembro Azul”, adiantou a coordenadora da Área Programática e Estratégica (APE), Kamila Fialho.

Dados do MS estimam que, no Brasil, pessoas do sexo masculino vivem em média sete anos a menos que as do sexo feminino, e o principal motivo, além dos fatores de acidentes de trânsito e violências, é que os homens são mais negligentes com a saúde e raramente buscam hábitos saudáveis e orientação em serviços de saúde.