Com a atuação de duas frentes de trabalho, a obra da segunda etapa do bairro Japãozinho já estão com cerca de 15% de todo o projeto executado e se encaixa no cronograma previsto. Essa intervenção urbanística, realizada pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), atende à demanda da população local e dota a localidade de total cobertura de saneamento, com drenagem reforçada, pavimentação de 11 ruas e construção de uma nova avenida.
A mudança do cenário está sendo acompanhada de perto pelos moradores da zona Norte, onde obras estão sendo executadas em diversos bairros, complementando uma intervenção maior que está sendo realizada na avenida Euclides Figueiredo, via importante da cidade que corta e interliga alguns bairros da região.
Resultado de um investimento de cerca de R$15 milhões, feito com recursos conveniados entre o Município e o Governo Federal, atualmente cerca de 50 operários trabalham na segunda etapa do Japãozinho, mais especificamente nas escavações do terreno que dará lugar a uma nova avenida, que terá quase 1 km de extensão e cortará o bairro no sentido Norte/Sul, da Euclides Figueiredo até a rua Santa Terezinha, já no bairro Cidade Nova.
Em fase estrutural, a execução do projeto contempla, ainda, a construção de duas lagoas de 4.000 m², para receber as águas pluviais, além da edificação de um canal em gabião com cerca de 170 metros que vai fortalecer a estrutura da parte mais alta do bairro e garantir a vazão das águas servidas.
Da porta de casa, Júlio Andrade consegue ver cada passo da obra. A intervenção está acontecendo bem em frente à sua residência e, justamente por isso, ele fica atento. “Todos os dias eu vejo os operários e o ritmo está muito bom. Eu, particularmente, acho essa obra muito importante e acredito que vai melhorar as coisas na nossa região. É claro que existe a poeira, se não houvesse não seria uma obra, mas acho que está indo bem”, considerou o morador.
Morador do Japãozinho há mais de 30 anos, o senhor João dos Santos está animado com o andamento da obra. “A gente esperava muito por obras aqui no bairro e, agora, acredito que teremos boas melhorias. Obra é sempre algo bom para a população, então, fico feliz em poder ver que nosso bairro ficará mais bonito e organizado”, ressaltou.
Quando a obra foi anunciada, João Batista não confiou que iria, de fato, começar. Hoje, ele passa todos os dias em frente ao local em que o serviço está sendo executado. “A comunidade cobrava há muito tempo. A gente deseja que o lugar que moramos seja melhor e muita coisa faltava. Agora, esperamos ver tudo concluído com o que precisamos. Não podemos negar que é uma grande melhoria para o bairro”, pontuou.