Mulheres dos bairros Santa Maria e Santos Dumont aprovam o ConVIDA Gestante

Saúde
23/11/2019 15h40
Início > Notícias > Mulheres dos bairros Santa Maria e Santos Dumont aprovam o ConVIDA Gestante

Com a proposta de estreitar o acompanhamento no período de gestação, com ações que garantam um pré-natal qualificado e evitem complicações durante e após o parto, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), deu continuidade ao Projeto ConVIDA Gestante neste sábado, 23, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Celso Daniel e José Machado de Souza, das 7h às 13h.
 
Por serem as localidades com as maiores taxas de mortalidade infantil e gravidez na adolescência, os bairros Santa Maria e Santos Dumont foram escolhidos para ações de acolhimento às mulheres, realização dos primeiros encaminhamentos ou mesmo atualização do pré-natal, com consultas médicas, odontológicas, vacinas indicadas para o período e para as crianças que forem com as gestantes, além de exercícios de alongamentos, e testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C.
 
A secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, afirma que o projeto foi elaborado a partir da análise dos indicadores de mortalidade materna e infantil, os quais mostraram, ainda, números referentes às mulheres que não buscaram atendimentos nas UBS antes do parto.
 
“Queremos ampliar o acesso e a visibilidade das gestantes do território que estejam com número baixo de consultas quando comparada à média Municipal, que é 61,98% [o Santa Maria está com 41,2% e o Santos Dumont com 53%]. Durante essas ações, a Prefeitura buscará promover um acolhimento diferenciado, possibilitando assim que os encaminhamentos futuros sejam realizados de maneira mais eficaz”, explicou.

Pré-natal do parceiro
 
O projeto engloba também o parceiro como parte da Política de Atenção Integral à Saúde do Homem. A técnica da Área Programática e Estratégica (APE), Jennifer Sobral, falou que a atuação SMS tem como foco a prevenção, promoção, o diagnóstico de doenças, além da garantia de acesso ao pré-natal de qualidade. “O parceiro deve acompanhar a gestante e, para isso, terá acesso a todos esses serviços, pois faz parte dessa política a paternidade responsável”, argumentou. 

Gestante há três meses, Izabel Andrade, de 18 anos, elogiou a ação da Prefeitura e aproveitou para convidar as grávidas do Santos Dumont a participarem. “Vim hoje cuidar da minha saúde e da saúde do meu bebê e todas as grávidas do bairro deveriam aparecer, pois esse cuidado é muito importante”, ressaltou.

Moradora do Santos Dumont, dona Maria Izabel dos Santos, que está grávida do oitavo filho e, por trabalhar durante a semana, afirma ser mais difícil conciliar o acompanhamento. “Por isso eu achei essa ação maravilhosa. Ter atendimentos aos sábados faz toda diferença pra mim e pro meu bebê. Faço questão de participar sempre que tiver”, elogiou.